A partir de agosto, 1.250 policiais militares terão a oportunidade de se graduarem em Tecnologia da Segurança. O curso superior é uma parceria entre a Universidade Católica de Brasília (UCB) e o Governo do Distrito Federal, assinada na tarde desta quarta-feira (16/07) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Até 2011, cerca cinco mil policiais devem ter concluído o curso, que será gratuito aos militares. As inscrições para o processo seletivo interno começam nesta quinta-feira (17/07). O investimento de R$ 36 milhões sairá do Fundo Constitucional do Distrito Federal.
Atualmente, a PM tem um efetivo de 14, 9 mil homens. Cerca de 60% já têm curso superior ou está em andamento e apenas 10% ainda não terminaram o Ensino Médio.
"Queremos que o policial militar esteja preparado para melhorar a segurança pública em Brasília e o seu desempenho no exercício da profissão", afirmou o governador José Roberto Arruda. A parceria foi assinada nesta quarta-feira (16), no Centro de Convenções Ulisses Guimarães.
"Essa modalidade de ensino permite que o próprio aluno faça seu horário de estudos. Por isso, não implicará em qualquer prejuízo ao policiamento da cidade, pois não é preciso afastá-lo das ruas durante as aulas;, explicou o coronel Antônio Cerqueira, comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).