A cidade de Santa Maria não registra ocorrência de homicídio há 60 dias. Nos cinco meses anteriores ; 1º de janeiro a 13 de maio ; foram 22 casos de assassinatos na região.
Para o delegado João Carlos Lóssio, titular da 33ª Delegacia de Polícia (Santa Maria), a repressão imediata dos crimes foi o principal fator pela queda. A delegacia, que conta com 70 policiais, tem duas equipes para trabalhar exclusivamente com os crimes de homicídio. "A ordem é que a equipe vá a campo e só retorne com o crime solucionado e a autoria revelada", afirma Lóssio.
Como ações de repressão aos crimes da cidade, a Polícia Civil tem trabalhado em conjunto com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Conselho Comunitário. ;Uma vez por mês nos reunimos com a comunidade, que nos apresenta os problemas de segurança. Isto fez com que a população passasse a confiar mais no nosso serviço", conta o delegado.
Tanto policiais civis quanto militares também realizam operações de fiscalizações nos bares e intensificaram as rondas e abordagens. ;Com a ajuda da Polícia Militar temos conseguido colocar mais homens na rua, o que inibe a prática do crime;, diz. De segunda à sexta-feira os estabelecimentos funcionam até 0h enos fins de semana até as 2h da manhã.