Motoristas embriagados movimentaram a madrugada de trabalho dos agentes do Detran, nesta sexta-feira (4/07). Foram 14 autuados por dirigir sobre efeito do álcool, em uma operação realizada no Pontão do Lago Sul. Todos eles jovens, com idade entre 19 e 29 anos.
A região ficou conhecida como recordista em flagrantes, no início das intensificação das operações na madrugada, há um ano. "Já chegamos a autuar lá 22 pessoas em uma mesma noite", disse o chefe de fiscalização do Detran, Silvaim Fonseca. A média de infrações havia caído para três condutores por noite, mas voltou a subir esta semana.
Fonseca alerta que a fiscalização vai continuar rigorosa. "Devido a essas operações, há vários meses que não há acidentes com mortes naquela região", comemora. Ele tem constatado o aumento dos "amigos da vez" e da utilização de táxis.
A Operação Bafômetro é realizada todos os dias durante a madrugada e intensificada de quinta-feira a domingo. Mas segundo o diretor do Detran, Jair Tedeschi, a noite mais crítica é a de sexta para sábado. Para combater a atuação de motoristas bêbados nesse período, as blitzes serão intensificadas no fim de semana com a colocação de quatro pontos simultâneos, que contam ainda com o fator surpresa. "Não vamos estar concentrados. Vamos cobrir todo o DF", avisa o diretor.
Quem for pego dirigindo embriagado será multado em R$ 957 e poderá perder a carteira de habilitação por 12 meses. Se não houver outro condutor habilitado e em condições de dirigir no momento do flagrante, o carro será levado para o depósito do Detran e a CNH apreendida no momento da autuação.