Os motoristas de caminhão que trafegarem na EPTG das 6h30 às 9h, no sentido Taguatinga ; Plano Piloto, e das 17h30 às 20h, no sentido contrário, serão multados a partir da próxima segunda-feira (7/07) em R$ 127 e receberão cinco pontos na carteira. A penalidade vale também para caminhoneiros que estacionarem em fila dupla nas quadras comerciais da Asa Sul e Asa Norte. A nova regra se aplica apenas nos dias úteis.
Levantamento feito pela Secretaria de Transporte apontou que 20 mil caminhões circulam diariamente pela EPTG. "A intenção é diminuir os engarrafamentos principalmente nos horários de pico", comentou o secretário Alberto Fraga. "Se o trânsito melhorar após a construção dos viadutos, poderemos rever a decisão. Mas, no momento, as atenções estão voltadas para a implantação da restrição de horários".
Como alternativa à EPTG, Fraga sugere que os motoristas de caminhão usem a via Estrutural. "A pista tem um trânsito intenso, mas que flui bem", observou. "A Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) também é uma boa opção".
As operações de carga e descarga nas quadras comerciais da Asa Sul e Asa Norte (SCLS e SCLN) também serão sujeitas ao controle de horário. De segunda à sexta-feira, serão permitidas apenas das 8h às 11h30, das 14h às 17h e das 20h às 7h. Não há restrição para operações feitas aos sábados, domingos e feriados.
De acordo com Fraga, os motoristas tiveram um mês para se adaptarem às mudanças de horário, tanto na EPTG quanto no Plano Piloto. "A partir de segunda-feira, a fiscalização será reforçada para garantir que a norma seja cumprida. Quem desobedecer estará sujeito à multa e perda de pontos na carteira", afirmou. Motoristas que trabalham com carga e descarga podem, ainda, ter o veículo removido.