Jornal Correio Braziliense

Cidades

Governo pretende vacinar metade da população contra rubéola

O início da campanha coincidirá com o segundo dia nacional de vacinação contra a poliomielite e terá como enfoque a ;vacinação da família;, com crianças e adultos imunizando-se.

[VIDEO1]Dia nove de agosto terá inicio uma mega operação para vacinar 910.853 pessoas que moram no Distrito Federal. A ação faz parte da campanha nacional promovida pelo Ministério da Saúde para erradicar do país o vírus da rubéola, que nos últimos anos tem provocado surtos da doença em vários estados.

Em 2006 foram registrados no DF seis casos da doença, no ano seguinte o número saltou para 433 infectados com o vírus da rubéola. Este ano a Secretaria de Saúde já registrou 55 casos.

A campanha é voltada para jovens e adultos entre 20 e 39 anos de ambos os sexos. Nos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, estados com maior incidência da doença, o grupo etário será ampliado para homens e mulheres entre 12 e 39 anos. A população indígena também será vacinada


Mesmo quem já se vacinou ou já teve a doença deve participar da campanha, apontada pelo Ministério da Saúde como a maior operação de vacinação já feita no mundo. O início da campanha coincidirá com o segundo dia nacional de vacinação contra a poliomielite e terá como enfoque a ;vacinação da família;, com crianças e adultos imunizando-se.