A Fundação Hemocentro de Brasília (HFB) informa que desde sexta-feira (27/06) necessita com urgência de doações de sangue dos tipos O, A e B, fator RH negativo, para restabelecer os estoques. O motivo é que vários pacientes da rede pública de saúde estão utilizando as bolsas de sangue, além da própria raridade desses tipos sangüíneos.
De acordo com dados do Hemocentro, menos de 20% da população brasileira possui sangue de fatores negativos. Devido aos doadores que atenderam o pedido no fim de semana, o estoque melhorou um pouco, no entanto, o estado de alerta permanece. A FHB explica que a renovação tem que ser constante, principalmente por causa das plaquetas, que tem validade de apenas cinco dias.
Outra preocupação é o início do mês das férias, quando normalmente os estoques costumam diminuir. Para garantir que não haja falta de sangue durante o mês de julho, o Hemocentro programou campanhas de doação, coletas externas, e também espera continuar com a colaboração dos doadores voluntários.
As doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h às 18h. O Hemocentro fica no Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 03 conjunto ;A; bloco 03 (início da Asa Norte). Em caso de dúvidas, ligue para 3327-4424 ou para o Disque Saúde 160.
Veja as condições básicas para doar sangue
- Gozar de boa saúde (avaliação médica no Hemocentro);
- Alimentar-se bem antes da doação (verificar abaixo, alimentação aconselhável);
- Não estar em uso de medicamentos;
- Ter entre 18 e 65 anos de idade;
- Pesar acima de 50 quilos;
- Apresentar carteira de identidade ou profissional ou habilitação ou passaporte;
- Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação;
- Antes da doação não praticar exercícios físicos;
- Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 24 horas;
- Caso tenha colocado piercing ou feito tatuagem, só poderá doar sangue após doze meses;
- No caso de ter realizado endoscopia, só poderá doar sangue após seis meses;
- Evitar fumar duas horas antes da doação;