O dia 18 de junho marca uma data histórica para os descendentes de japoneses. Há 100 anos, chegava ao Brasil o primeiro barco com imigrantes do país do sol nascente. Para comemorar a data, a Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), cuja matriz é no Japão, fez uma homenagem ao presidente da entidade, Daisaku Ikeda, com o plantio de 20 mudas de árvores na sede em Brasília, na 608 Sul.
A cerimônia foi realizada na manhã desta terça-feira (17/06). Mudas de ipê e cerejeira foram plantadas no local. A escolha das árvores busca representar a união entre Brasil, representado pelo ipê, e Japão, cujo símbolo nacional é a flor de cerejeira ("sakurá", em japonês).
Estiveram presentes ao evento os Secretários de Cultura, Silvestre Gorgulho, e de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Cássio Taniguchi. "Os brasileiros já aceitam e convivem com os japoneses. Eles já fazem parte da cultura do Brasil", afirmou Taniguchi.
Símbolo da Felicidade
A cerejeira é símbolo da felicidade para os japoneses. O chá das pétalas é utilizado em rituais como casamentos e ocasiões festivas. Na época de seu florescimento, que só ocorre uma vez ao ano, são realizadas as festas chamadas de "hanami" (ver as flores).