Jornal Correio Braziliense

Cidades

Duas novas pontes e uma rodovia no Lago Norte

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A proposta da construção da segunda ponte no Lago Norte transformou-se no projeto de uma rodovia que cortará o bairro nobre ao meio. Técnicos do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) projetam uma estrada de ligação entre a Asa Norte e a DF-001, passando pelo Lago Paranoá e pela península. A Estrada Parque Universidade de Brasília (EPUB), ou DF-008, será uma opção para moradores de Planaltina, Sobradinho, dos condomínios do Grande Colorado, Varjão e Paranoá chegarem ao Plano Piloto sem passar pela Ponte do Bragueto, o que aliviaria o trânsito na região norte do Distrito Federal. Apesar de também encurtar o caminho da população do Lago Norte, a proposta ainda enfrenta resistência da comunidade. Pelo projeto, a EPUB começará na altura da UnB, entre o Centro Olímpico e o Centro Comunitário, com uma ponte de 1,3 mil metros de extensão que vai transpor o braço do lago Paranoá até o Lago Norte (veja arte). A ligação será nos moldes da Ponte JK, com um design arrojado, três faixas de rolamento de cada lado e uma ciclovia no meio. Chegará ao Lago Norte entre as QLs 8 e 10, em um espaço vazio existente entre as quadras. Na península, a estrada cruzará a Estrada Parque Península Norte (EPPN), a pista principal do bairro, até sair no outro braço do lago, entre os conjuntos 4 e 7 da QL 7 para chegar à ML 3, entre os conjuntos 2 e 3. Desse lado, a ponte será de menor porte e extensão (650m). A rodovia subirá o Setor de Mansões do Lago Norte até a DF-005, pista que vai ao Paranoá, e cruzará a pista até a DF-001, que contorna todo o DF. O governo ainda não calculou o custo das obras. A missão do DER é terminar o projeto de execução, orçá-lo e abrir a licitação para a construção. O órgão já pediu as licenças ambientais ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram), mas ainda não obteve resposta. Apesar de não haver prazo fixado para o início das obras, o governador José Roberto Arruda pretende inaugurar a estrada até dezembro de 2010, quando termina o atual mandato. De acordo com o diretor do DER, Luiz Carlos Tanezini, a EPUB seria uma alternativa à Epia, além de desafogar a Ponte do Bragueto, por onde passam diariamente 120 mil veículos. ;Com a nova estrada, encontramos uma solução definitiva para os engarrafamentos na parte norte da cidade. A ponte existente não comporta ampliação e temos problemas de retenção no tráfego naquele local, porque é por onde passam todos os moradores de Sobradinho, Planaltina e dos condomínios que descem para o Plano Piloto;, afirma Tanezini. Moradores consultados O diretor do DER garante que Arruda só deu sinal verde para o órgão desenvolver o projeto depois que a comunidade se mostrou favorável ao projeto. Em fevereiro deste ano, a empresa Exata Opinião Pública aplicou questionários em 304 residências do Lago Norte (5% do total) e perguntou se a população era a favor ou contra a construção da segunda ponte no bairro. A maioria afirmou que concordava (215 casas ou 70% do total) e apenas 27% (82) disseram que eram contra. Mas a pesquisa não explicou como seria a ponte nem que ela iria ligar a Asa Norte ao Paranoá ; exatamente o que os moradores não querem. Grande parte da comunidade do Lago Norte concorda com a construção da primeira parte da ponte: entre as QLs 8 e 10 e a Asa Norte. Eles afirmam que o trânsito na região está complicado e querem uma segunda saída e entrada para o bairro. Mas mesmo os que querem a ligação com a Asa Norte resistem à construção da segunda parte até o Paranoá. A pesquisa da Exata apontou que, entre os 27% que são contra a obra, 42% afirmam que ela diminuiria a segurança no bairro. Outros 25% disseram que aumentaria o fluxo de veículos, e 15%, que acabaria com a tranqüilidade. O recém-eleito prefeito comunitário do Lago Norte, Amazildo de Medeiros, diz que consultar os moradores é a primeira coisa que quer fazer em sua gestão. Mas ele já adianta que não concorda com a ligação com o Paranoá. ;A cada quatro meses, surge um prédio no CA (Centro de Atividades) e o fluxo para entrar na península fica maior. A saída para o Plano realmente é necessária. Mas ainda não há necessidade de fazer o outro lado. O estudo pode ser realizado, mas não pode se concretizar antes de toda a comunidade ser ouvida;, diz. Os moradores das QLs 8 e 10, por onde o primeiro braço da ponte vai passar, não discordam da idéia de construir mais uma saída no bairro, garante o presidente da Associação de Moradores da QL 8, Vicente Magalhães. Mas também não querem a extensão da rodovia até o Paranoá. ;O segundo braço se tornaria passagem de forte trânsito. O Lago Norte perderia a característica de península;, afirma. Quem vive no Setor de Mansões também não quer saber de ligação direta com o Lago Norte. ;A comunidade tem visto com receio, principalmente pela segurança. Seria mais um ponto de escape e serviria de passagem para muitos moradores de outras cidades, como Planaltina e Sobradinho;, justifica o presidente da Associação de Moradores do Setor de Mansões, trecho 3.