Nem parecia que era véspera de vestibular. Aquele grupo de 12 candidatos estava eufórico no pátio de um cursinho preparatório para as provas da Universidade de Brasília (UnB). Eles riam alto, contavam piadas, uma bagunça só. E as aulas? ;Não dá mais para assistir. Você ouve o professor, mas fica pensando em outra coisa;, explicou, em nome da turma, Daniela Rios, de 18 anos, que quer ser psicóloga.
Eram jovens com seus 18, 19 anos. E a alegria apenas escondia a ansiedade diante de tamanha pressão. Eles estão entre os 23.827 inscritos no vestibular da UnB, cujas provas serão apliacadas hoje e amanhã. Uma verdadeira maratona os espera. Dois dias, 10 horas de testes e 500 itens distribuídos entre nove disciplinas, além da redação. No câmpus do Plano Piloto, a universidade oferece 2.024 vagas ; 401 dessas reservadas para o sistema de cotas ; em 62 cursos. Em Planaltina, são 80 vagas ; 16 para cotistas ; nas graduações de gestão do agronegócio e ciências
naturais.
Os candidatos farão o exame em Brasília, outras seis cidades do Distrito Federal, Goiânia, Valparaíso e Formosa, as três em Goiás, e em Uberlândia (MG). Cada um recebeu em casa uma carta do Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe), organizador do processo, com a indicação do local de prova. Quem perdeu o documento pode recorrer ao site www.cespe.unb.br. Nos dois dias, a avaliação começa às 14h. Os portões serão abertos uma hora antes, às 13h. ;É importante sair com antecedência de casa para chegar ao local tranqüilamente e ter tempo de procurar a sala;, reforçou Paulo Portela, um dos gerentes do Cespe.
Caderno de questões
Na entrada, fiscais vão recolher estojos, bonés, celulares e qualquer tipo de aparelho eletrônico. Só entra quem apresentar documento de identificação com foto. E a caneta usada deve ser de tinta preta e feita de material transparente. O vestibulando só poderá levar o caderno de questões se deixar a sala nos últimos 15 minutos. O gabarito preliminar oficial será divulgado pela internet nesta quarta-feira(18). Depois, a ansiedade dura até 14 de julho, data prevista para a divulgação da lista dos aprovados em primeira chamada.
Aos concorrentes, saber lidar com as cobranças ; que podem partem de pais, familiares, amigos e até deles mesmos ; é imprescindível, mas muitas vezes complicado. ;Preciso passar agora. Quero começar a estudar logo o que gosto;, desabafou Isabella Santiago, candidata a um lugar no curso de medicina, o mais concorrido da UnB. Desta vez, 86 pessoas disputam uma vaga. No sistema de cotas para negros, a situação fica um pouco mais tranqüila ; 28 por vaga.
Nestas horas que antecedem o início do vestibular, o psiquiatra e especialista em qualidade de vida Hamilton Vargas recomenda ao candidato fazer alguma atividade física leve ou relaxamento. Ele explica que o excesso de adrenalina é o que provoca o temido ;branco; no momento de responder as questões. E diz que não é mais hora de estudar. ;Debruçar-se sobre os livros agora pode ajudar a bloquear estímulos criativos, a memória e o raciocínio;, comentou.
Maratona
Horário de início das provas: 14h
Abertura dos portões: 13h
Locais de prova no site www.cespe.unb.br/vestibular
Provas de sábado: língua estrangeira, português, literatura, geografia, história e a redação
Provas de domingo: biologia, física, química e matemática
O que levar: documento de identidade original com foto e caneta de tinta preta e feita com material transparente. Não será permitido entrar nas salas com boné, celular ou qualquer tipo de aparelho eletrônico.
Inscrições a partir do dia 17
Começam na próxima terça-feira (17) e seguem até 6 de julho as inscrições para o primeiro vestibular da UnB no Gama (240 vagas) e em Ceilândia (240 vagas) e para dois novos cursos do câmpus de Planaltina
(80 vagas). Os interessados precisam preencher
formulário disponível no site www.cespe.unb.br/vestibular. A taxa é R$ 80 e o candidato tem de informar o número do CPF. As provas serão aplicadas em 26 e 27 de julho. É possível se inscrever pelo sistema de cotas para negros nos três câmpus.