A Apoena ; a grife brasiliense que se apresentou ontem na Fashion Rio ; amadureceu. Com o tema O futuro que desejamos, escolhido pela idealizadora da marca, Kátia Ferreira, o desfile não se baseou em um porvir tecnológico, sem contato humano, mas em ;um futuro emocional;. E emoção foi o que as peças causaram, tanto entre o público quanto entre as 43 bordadeiras que ajudaram a confeccionar as roupas e compareceram ao evento carioca.
A produção agradou a quem entende de moda. Para a consultora de moda e estilo da TV Globo Regina Martelli, o estilo da Apoena amadureceu. ;Perdeu o jeito menininha. Deixou de ser bonitinha para ficar bonita;, definiu. Outra consultora de estilo que aprovou a coleção made in Brasília foi Gloria Kalil. ;As peças são lindas e projetam bem o futuro que a gente espera;, comentou.
Essa é a segunda vez que a marca candanga vai a uma edição da Fashion Rio, a única representante do DF entre 53 desfiles. Pensando em transformações futuras, a Apoena se inspirou nas borboletas para enfeitar a coleção, farta em saias, vestidos, casacos e calças. ;As borboletas vieram acompanhadas de flores, de poás e de xadrez que remetem a uma toalha de piquenique;, explicou Kátia, referindo-se a um momento feliz. Ao invés de tecidos futuristas, as escolhas foram o tule, o algodão cru e tingido. O branco predominou, mas apareceu mesclado com verde, vermelho e o colorido das linhas que surgiam da criatividade das bordadeiras. Os acessórios em ouro branco tinham a assinatura da conterrânea Carla Amorim. A maquiagem, da equipe do também brasiliense Ricardo Maia.
Para quem ajudou a criar as peças, o momento também foi de felicidade. A bordadeira Jacinta Oliveira da Silva, 70 anos, moradora da Estrutural, não demonstrava nenhuma ansiedade, somente orgulho de ver, na passarela, as roupas em que reconhecia seus bordados. Já a moradora de São Sebastião Marina Lima, 38 anos, estava um pouco mais ansiosa. Há dois meses trabalhando para a grife, ela nunca havia participado de um evento como esse. Estava mais encantada ainda em conhecer o Rio de Janeiro. Vaidosa, preparou-se para o dia tão especial, fez maquiagem e penteado com elásticos coloridos. ;Estou muito contente pelo nosso trabalho;, disse.
Muito feminina
Depois de alguns desfiles, é possível decretar: o verão será mesmo muito feminino, com babados, laços e tecidos finos. Ontem, Tessuti exibiu na passarela modelos sofisticados de vestidos e saias em organza e cetim de seda. A coleção assinada por Fafá Consenza trouxe pregas, plissados, cintura marcada. O tom pastel das peças foi quebrado pelo amarelo, laranja e vermelho das sobreposições.
As novas estilistas da Filhas de Gaia levaram muita sensualidade
para a passarela com vestidos em seda, tomara-que-caia, cheios de babados e estampas florais. Homem de Barro abusou nas aplicações e nos recortes e reforçou duas tendências da estação: listras e macacão.
Na terça ainda desfilaram Soul Seventy, Eliza Conde, Maria Bonita Extra, Victor Dzenk e Cavendish. Amanhã é a vez de Graça Ottoni, Juliana Jabour, Cantão e Carlos Tufvesson. A semana de moda em terras cariocas termina nesta sexta-feira.
Confira as novas tendências primavera verão na galeria de fotos