Depois de um jogo duríssimo, a Itália sagrou-se campeã da primeira Eurocopa Mirim do Distrito Federal, realizada no Clube das Nações e promovida pelas Embaixadas da Suíça e da Áustria. A seleção, representada pelo Centro de Ensino Fundamental Cerâmica São Paulo, de São Sebastião, venceu por 3 x 2 a Áustria, dos meninos da Colônia Agrícola Kanegae, do Núcleo Bandeirante.
Um dos organizadores do evento, Siamak Rouhani, da Embaixada da Suíça avaliou a competição como uma grande festa para todos os participantes. "Todo mundo jogou, comeu, bebeu e se divertiu. No final, os atletas ainda saíram com troféu e medalha", disse.
Abertura
O embaixador da Suíça, Rudolf Baerfus, e o secretário de Esporte do DF, Aguinaldo de Jesus, deram o ponta-pé inicial da Eurocopa Mirim 2008, disputada por oito equipes de estudantes de escolas públicas do Distrito Federal. Os times foram selecionados pela Secretaria de Educação do DF entre escolas de áreas carentes. Cada equipe recebeu camiseta, calção e meias de uma embaixada.
Segundo Rudolf Baerfus, co-organizador do evento com o embaixador da Áustria Werner Brandstetter, "o objetivo é proporcionar um dia de festa, esporte e cultura para as crianças além de promover os países participantes".
Classificação Final
1; Itália
2; Áustria
3; Croácia
4; Espanha
5; Suíça
Resultados
Primeira fase
Suíça 0 x 3 Itália
Espanha 2 x 0 Portugal
Áustria 1 x 0 Croácia
Alemanha 1 x 0 Polônia
Suíça 1 x 1 Espanha
Portugal 1 x 1 Itália
Croácia 3 x 1 Alemanha
Áustria 3 x 0 Polônia
Suíça 3 x 0 Portugal
Itália 0 x 0 Espanha
Polônia 0 x 1 Croácia
Áustria 1 x 0 Alemanha
Semifinais
Itália 1x 0 Croácia
Áustria 1 x 0 Espanha
Final
Itália 3 X 2 Áustria