Começa a valer nesta quinta-feira (05/06) as novas regras de circulação para os caminhões de carga. Os veículos poderão circular em horários específicos na EPTG e nas comerciais do Plano Piloto. A medida é uma decisão conjunta do Departamento de Estradas e Rodagens do Distrito Federal (DER-DF), do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) e do Governo do Distrito Federal (GDF) que busca soluções para o caos no trânsito no DF. Porém, durante um mês, os motoristas de caminhão que não respeitarem os horários não serão multados.
A medida regula a circulação de caminhões que abastecem o comércio das entrequadras em horários específicos para fazer entregas: das 8h30 às 11h, das 14h às 17h e das 20h às 7h do dia seguinte. A proibição da circulação se estende para carretas e caminhões que circulam pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG) nas horas de pico. A partir desta sexta-feira (06/06) o trânsito de veículos pesados na EPTG no sentido Taguatinga/Plano Piloto só poderá ocorrer entre 6h30 e 9h e no sentido Plano Piloto/Taguatinga das 17h30 às 20h.
De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Distrito Federal (SINDIBRAS), Fábio Valença, ainda não há como falar com certeza sobre a mudança, mas a proposta aprovada foi uma vitória para o sindicato. ;Ainda não podemos definir as vantagens dessa mudança no momento, vamos estudar isso com o passar dos dias. Mas, conseguimos muitas mudanças positivas da proposta inicial, aumentamos o horário de descarregamento e conseguimos que os caminhões não sejam multados enquanto estão estacionados em fila dupla para fazer o descarregamento,; diz.
Já a assessora da diretoria do SINDIBRAS, Wanda Watson, acredita que apesar de ajustes, as empresas estão satisfeitas com as novas regras. ;Agora as empresas vão ter que se adequar a circular nos horários previstos com carros de menor porte e aproveitar o sábado e o domingo para fazer entregas durante o dia todo;, acrescenta.
O presidente do sindicato demonstra otimismo quanto às novas regras, ;quem sabe essa mudança facilite para todos os distribuidores, já que essa norma estabelece uma organização da circulação de caminhões de entrega,; comenta.
Decisão conjunta
A decisão das novas medidas foi regulamentada na quarta (04/06) pelos diretores do DER-DF, Luiz Carlos Tanezini, e do Detran-DF, Jair Tedeschi. As novas regras fazem parte do pacote de lançado pelo GDF para conter os engarrafamentos nas vias da cidade e entorno. Nos primeiros 30 dias ninguém será multado porque o Detran vai divulgar as novas regras e, no caso da EPTG, orientar os motoristas sobre os caminhos alternativos.