Jornal Correio Braziliense

Cidades

Aumenta o número de ambulantes em frente à feira dos goianos

;

Os ambulantes que foram retirados do centro de Taguatinga e Ceilândia, do Setor Comercial e da Rodoviária do Plano Piloto agora trabalham nas calçadas em frente ao Feirão da Moda. Mais conhecido como feira dos goianos, o novo endereço dos camelôs fica na avenida Hélio Prates, em Taguatinga.

Tradicionalmente, a quarta-feira é dia de muito movimento no local, inclusive com a presença de feirantes. Porém, segundo os comerciantes, depois que os camelôs foram retirados do estacionamento da Rodoviária o número de ambulantes cresceu. Eles ocupam o canteiro central e a calçada em frente à feira, dificultando a passagem de pedestres. Para evitar acidentes e disciplinar o trânsito o Detran conta com oito agentes para patrulhar a área e controlar o tráfego de carros. Eles colocam cones na pista, próximo ao ponto de ônibus, e evitam que camelôs vendam seus produtos no porta-malas do carro.

[VIDEO1]Os comerciantes reclamam da concorrência. O ex-camelô Pedro Maciel trabalhou durante 20 anos na feira da Ceilândia. Com a criação do Shopping Popular da cidade, a tradicional feira no centro acabou. Maciel teve de sair da informalidade, abrir firma a montar sua banca de roupas no Shopping. Como comerciante o ex-camelô viu suas vendas desabarem. A solução encontrada foi pagar R$ 580 no aluguel de um box no Feirão da Moda. A firma de Maciel voltou a faturar, porém, com a chegada dos ambulantes, os problemas de caixa voltaram. ;É uma concorrência desleal, enquanto eu tenho de pagar aluguel e impostos os camelôs lá fora lucram;, reclama.

O gerente do Feirão, Hilton Costa, lamenta a presença dos ambulantes. ;A gente espera que o Poder Público tome as providências necessárias para levar essas pessoas para um lugar adequado, para que possam trabalhar e ganhar o pão de cada dia; argumenta Costa.