Começaram nesta segunda-feira (03/06) as comemorações da Semana do Meio Ambiente no Jardim Botânico de Brasília. Até a próxima sexta-feira, a população poderá conferir palestras ao ar livre, mostra fotográfica e de vídeos ambientais, apresentações culturais e workshops.
Para quem gosta de movimentar o corpo, as seções de bioginástica são uma boa pedida. Também estão abertos aos visitantes passeios de bike, trilhas ecológicas orientadas pela equipe de educação ambiental e viagem de trenzinho no circuito de visitação.
Já aqueles que gostam mesmo é de por a mão na massa, ou melhor, na terra, não faltarão opções. Entre as principais oficinas oferecidas estão: como cultivar minhocas, técnicas de arborização, fabricação de sabonete artesanal, identificação de animais peçonhentos e construção de mini viveiro. Também será ministrado o curso de produção de remédios caseiros com plantas do Cerrado.
A superintendente técnico-científica do Jardim Botânico, Kumiko Mizuta, explica que as atividades mais técnicas são destinadas para os grupos que fizeram um agendamento antecipado. "Mas nada impede que o público acompanhe as aulas de perto"
Cerrado
O foco de todas as atividades é trabalhar o Cerrado, segundo o diretor do Jardim Botânico, Jeanitto Gentiline Filho. "Você só cuida daquilo que conhece. Para preservar é preciso desenvolver uma relação afetiva", argumenta.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.
O Jardim Botânico de Brasília fica no Lago Sul, SMDB, conjunto 12. A visitação é aberta ao público das 9h às 17h, de terça a domingo. A entrada custa R$ 2, com isenção para pessoas com mais de 60 ou menos de 10 anos de idade.