De acordo com levantamento da Delegacia de Roubos e Furto de Veiculos (DRFV) no intervalo de domingo (25/05) às 16h desta quinta-feira (29/05) 23 veículos, entre carros e motos, foram furtados em 15 quadras da Asa Sul.
Segundo a estimativa da DRFV, em média, seis veículos são furtados por dia na Asa Sul. Já em todo o DF, a média é de 20. De acordo com o delegado chefe da Furtos de Veículos, Moisés Martins, os carros mais antigos ; entre os anos 86 e 99 ; são os mais procurados pelos ladrões. ;Os mais furtados são os VW Gol e o Fiat Uno porque são veículos de fácil comercialização e, devido à grande quantidade nas ruas, passam despercebidos mais facilmente;, afirma o delegado.
Apesar dos números alarmantes, Martins garante que o índice anual de furto a veículos no DF continua o mesmo há três anos, uma média de 25 por dia. Normalmente, os assaltos nesta área acontecem durante o dia. É preciso apenas de três a 15 segundos para um carro ser levado da vaga. Para inibir os furtos o delegado dá uma dica ;a pessoa não quer dificuldade, por isso, no lugar dos alarmes eletrônicos que a pessoa silencia em poucos segundos, eu sugiro o uso da trava mecânica;, diz.
As quadras onde aconteceram os furtos foram: 407, 508, 309, Setor de Rádio e TV, Setor Comercial, 709, 911, 412, 212, 513, 913, 514, 714 e Avenida das Nações. Todos endereços da Asa Sul.
Flagrante
Em um dos casos com solução, dois homens foram presos após furtar um veículo no estacionamento público da 714 Sul, bloco V. Willian Moura da Silva, 21 anos, e Josélio Santos da Silva, 20 anos, levaram o Monza, verde, ano 84, placa JKR 7235-DF, por volta das 21h desta quarta-feira (28/05).
A dupla foi abordada por policiais militares que patrulhava a área. Eles teriam desconfiado do comportamento dos dois rapazes, que estavam no interior do Monza. Ao consultar o número da placa no sistema, os policiais detectaram que o carro era furtado. Os dois foram levados à 1; DP (Asa Sul), onde confessaram o crime. ;Foi encontrada uma chave falsa com eles;, afirma a delegada chefe Marta Vargas.
William e Josélio têm passagem pela polícia. Este último estava em prisão domiciliar pelo crime de roubo e em liberdade provisória por tráfego de drogas. Já William, em liberadde provisória por receptação.
Quadrilha
Nesta segunda-feira (26/05) um grupo especializado em roubo de veículos foi preso pela DRFV . Dos 15 integrantes identificados, 11 foram presos e detidos - entre eles quatro adolescentes com idade entre 16 e 17 anos. O grupo praticou desde o início do ano, pelo menos 40 roubos.