Jornal Correio Braziliense

Cidades

Governo lança pacote com 10 medidas contra caos no trânsito

Mais agentes nas ruas, EPTG livre de caminhões em horários de pico e tolerância zero à fila dupla. Medidas fazem parte de ações emergenciais para melhorar tráfego nas vias do DF

Aumento das mortes no trânsito, dos congestionamentos, tormento da falta de vagas. Problemas provocados pelo crescimento acelerado da frota ; neste mês o Distrito Federal atingiu mais de 1 milhão de veículos ; e, principalmente, pela falta de políticas públicas para o setor. Na tentativa de conter o caos nas vias, o governo local lança nesta quinta-feira (29/05) um pacote com 10 medidas que vai mexer com o dia-a-dia do brasiliense. O Correio teve acesso com exclusividade ao plano. Oito das ações entram em vigor imediatamente. Duas, só na próxima semana.

Uma das mudanças mais polêmicas é a que trata do estacionamento em fila dupla nas comerciais e entrequadras. A partir de hoje, quem cometer a infração será multado como prevê o Código de Trânsito Brasileiro. A fiscalização estará a cargo de policiais militares, que vão percorrer de moto esses locais para punir quem ignora a lei. Com isso, circular nessas regiões deve ficar mais fácil e rápido. A determinação já entrou em vigor e não é a única.

Os brasilienses terão de se acostumar com algumas restrições, a exemplo do que já ocorre em locais como Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte. Entre elas, caminhões e carretas não poderão circular na Estrada Parque Taguatinga (EPTG) das 7h às 9h e das 17h às 19h nem carregar ou descarregar mercadorias nas comerciais e entrequadras durante os horários de maior movimento.

Os resultados, garante o secretário de Transportes do DF, Alberto Fraga, aparecerão em um mês. Fazendo uma crítica ao governo do qual faz parte, Fraga atribuiu o aumento dos acidentes nos primeiros quatro meses de 2008 à falta de fiscalização. Segundo o secretário, se o motorista vê o agente na rua, ele se policia.

De janeiro a abril deste ano, o número de mortos em acidentes de trânsito saltou 23% na comparação com o mesmo período de 2006. Ao todo, 161 pessoas morreram. Esse é o índice mais alto de mortes no primeiro quadrimestre de um ano desde 1997. ;Temos que reduzir esses índices;, ressaltou Fraga.

Vigilância em pontos críticos

Rodovias como Eixão, EPNB, EPTG, Epia e BRs 020 e 040 terão prioridade nas operações para coibir abusos dos motoristas. PMs e agentes do Detran também estarão de olho na Ponte JK
A fiscalização do trânsito em todo o Distrito Federal ganha o reforço de 180 homens a partir de hoje. Eles deixam o serviço burocrático do Batalhão de Trânsito da PM, da Companhia de Polícia Militar Rodoviária (CPRv) e do Departamento de Trânsito (Detran) e vão para as ruas. No total, serão 710 policiais militares e 180 agentes do Detran. A prioridade de fiscalização é para as vias com alto índice de mortes: o Eixo Rodoviário, a Estrada Parque Taguatinga (EPTG), a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) e as BRs 020 (Saída Norte) e 040 (Saída Sul).
Mudanças também na Ponte JK. Ela será vigiada 24 horas por dia. E quem se acostumou a parar nas faixas de recuo para admirar o lago ou mostrar o local para o visitante terá de encontrar outro lugar. O Detran vai colocar placas de proibido estacionar. Quem insistir será multado. Com isso, espera-se reduzir a quantidade de pequenos acidentes na região.

E por falar em colisões sem gravidade, a partir de agora os condutores envolvidos nesse tipo de ocorrência (em que não há vítimas) ficam obrigados a retirar os veículos da pista imediatamente. A norma já existe e está no artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro. Mas, por aqui, é comum esperar a perícia para só depois desobstruir a via. ;No início haverá resistência. Com o tempo, as pessoas vão entender que o interesse da maioria prevalece sobre o particular. Quem insistir ganhará uma multa;, advertiu o secretário de Transportes do DF, Alberto Fraga.

A fluidez no trânsito também será garantida durante as blitzes. Os agentes vão usar um radar que faz a leitura da placa do veículo e indica se existe alguma irregularidade, como falta de licenciamento, multas, se o carro é roubado ou clonado. Com isso, só serão parados os motoristas com alguma pendência. A blitz inteligente não exclui as outras, para pegar os bêbados, os que fazem racha e os que dirigem sem habilitação.

Restrições
Das 10 medidas do pacote de trânsito (veja arte), duas são restritivas. A partir da próxima semana, caminhões e carretas estarão proibidos de trafegar pela EPTG das 7h às 9h e das 17h às 19h ; horários de congestionamentos quilométricos. O governo vai elaborar e publicar um decreto com as regras. Assim que saírem no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), elas começam a valer. A outra mudança vai atingir principalmente os comerciantes. As cargas e descargas de produtos só poderão ocorrer nos horários de pouco movimento, provavelmente à noite. A definição sai esta semana.

Outra tentativa de reduzir o tráfego pesado de caminhões na cidade é a apresentação de uma rota alternativa para os caminhoneiros que apenas cortam o DF. O caminho é pela DF-100. O acesso é na BR-020, na divisa do DF com Goiás, vindo de Formosa. O motorista vai dirigir 40km a menos, saindo na BR-040, perto de Santa Maria. O inverso também pode ser feito. O problema é que 34km da DF-100 são de terra batida. O restante está todo asfaltado e em boas condições. A partir de hoje, policiais da CPRv vão parar os motoristas e informá-los sobre esse caminho, que não será obrigatório.

Para arrematar o pacote de medidas, haverá reforço na política de educação no trânsito e pintura de faixas de pedestre. O governo vai investir R$ 824 mil na pintura de 2.386 pontos de travessia de pedestres em todo o DF. Brasília, Planaltina, Ceilândia, Taguatinga e Gama são os locais com o maior número de passagens de pedestres a receberem novas demãos de tinta. Mas a prioridade, segundo Alberto Fraga, são as cidades de Ceilândia, Taguatinga e Samambaia, onde ocorre a maioria dos atropelamentos fatais. Além disso, as campanhas de educação no trânsito serão permanentes e atualizadas com freqüência.