A Polícia Militar registrou 27 acidentes em vários pontos do Distrito Federal até as 17 horas desta terça-feira (27/05). O número ultrapassa a média diária, que é entre 20 e 25 ocorrências. Em um deles, uma criança de 5 anos morreu e o irmão dela, de 17 anos, foi levado ao hospital de helicóptero. Em outro, as vítimas foram os próprios oficiais do Corpo de Bombeiros que seguiam para prestar socorro aos machucados. No total, 55 pessoas tiveram algum tipo de ferimento e foram encaminhadas a hospitais do DF. Só a criança morreu.
Na EPTG, sentido Taguatinga - Plano Piloto, depois da obra do Viaduto de Águas Claras, um carro e uma moto Honda, placa JJX-8030 (DF), colidiram e acabaram atingindo pessoas que estavam na parada de ônibus. O motoqueiro Wendel Lelis de Lima, de 29 anos, e o pedestre Romeu Pereira da Silva, 43, ficaram gravemente feridos e foram transportados de helicóptero para o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Os dois estavam em estado de choque. Wendel tinha suspeita de hemorragia interna e Romeu uma fratura exposta na perna esquerda.
Estrutural
Por volta das 7h, uma colisão envolveu dois ônibus e um carro na BR 070, na entrada da via Estrutural, sentido Taguatinga - Plano Piloto. De acordo com Kleiber da Costa, 30 anos, motorista do coletivo da Viação Santo Antônio, placa LBG-0115 (GO), ele estava parado no engarrafamento quando outro veículo, da Viação Cidade Brasília, placa JJQ-7637 (DF), não conseguiu frear e bateu contra ele.
Em seguida, o Pálio prata, placa JGG-4790 (DF), teria se chocado atrás do coletivo da Cidade Brasília. Cerca de 50 pessoas estavam em cada ônibus. De acordo com o Corpo de Bombeiros do DF, o engavetamento deixou 14 feridos. Todas as vítimas foram levadas ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT).
Socorro
Uma viatura do Corpo de Bombeiros que se dirigia ao local do acidente da Estrutural também se envolveu em uma batida. O veículo seguia na contramão e se chocou com outro ônibus. Cinco oficiais dos bombeiros se machucaram. O tenente Paulo Leal Cavalcante, de 28 anos, o cabo Carlos Eduardo Costa, 30, e os soldados Will Robson dos Santos, 34, e Helbert Moreira Farinha, 32, tiveram fratura nos ombros e nas mãos.
Meia hora mais tarde, às 7h30, dois ônibus também se acidentaram na QE 402 de Samambaia, principal avenida da cidade. A batida entre os coletivos, de placas JJD-4595 e JJD 4815, ambos do Distrito Federal, deixou dez pessoas feridas. Segundo os bombeiros, nenhuma com gravidade, mas todas foram encaminhadas ao Hospital Regional de Samambaia (HRSam).
Outras ocorrências
Na Estrada Parque Guará (EPGU), em frente ao Zoológico, na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA) e no Eixo Monumental, próximo à Catedral Rainha da Paz, três acidentes parecidos. Em todos, a colisão entre um carro e uma moto deixou um ferido. Eles foram levados ao Hospital de Base do DF.
Já no Colorado, três veículos se envolveram em um acidente e uma pessoas foi levada ao Hospital Regional de Sobradinho (HRS) com ferimentos leves. Um atropelamento no centro de Taguatinga também deixou uma pessoa machucada.