Este feriado de Corpus Christi (22/05) seria o último dia em que o Eixão do Lazer funcionaria das 6h às 18h. A avenida ficaria fechada aos carros nos domingos e feriados somente até as 12h. Entretanto, o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, preferiu manter o horário tradicional após consulta popular realizada esta semana. Brasilienses que usam o Eixão neste feriado para caminhar, correr, pedalar ou passear aprovam a decisão de não alterar o funcionamento da área de lazer.
O casal Maíra e Ramires Teixeira é contra a possibilidade de abrir o Eixão aos carros mais cedo. Enquanto andavam de bicicleta junto com os filhos Yan, de 2 anos, e Andrei, de 5 anos, no início da tarde desta quinta-feira, a professora e o policial civil afirmaram que não há melhor lugar para pedalar na cidade. "É ótimo vir aqui com os meninos e não ter a menor necessidade de mudar o horário. É só olhar para os Eixinhos para ver que não há nenhum grande fluxo nas outras vias por causa do fechamento do Eixão", diz Ramires.
Para o engenheiro Victor Ferreira, de 25 anos, que usa a avenida para correr em todos os domingos e feriados, a informação de que o Eixão do Lazer poderia durar menos não agradou. "Recebi com tristeza essa notícia. Tem que ficar do jeito que está mesmo, muitas pessoas vêm aqui à tarde", acredita o rapaz que frequentemente, quando não consegue acordar cedo, se exercita depois do meio-dia, quando o Eixão já estará aberto aos carros se o horário mudar.
A professora Cleusa Souza, de 59 anos, concorda em manter as coisas do jeito que estão. "Tem que ficar sempre assim. O gasto seria muito maior se tivéssemos que nos deslocar até outro lugar e, além disso, essa é a melhor área", afirma a moradora da 411 sul. Ela achava que a avenida já estaria fechada hoje após as 12h e estava indo com as duas filhas, Bárbara, de 24 anos, e Ana Carolina, de 22 anos, para a Água Mineral. Quando perceberam que o Eixão estava fechado aos carros, decidiram pedalar e andar de patinete ali mesmo. "Apesar de poder ajudar o trânsito, a mudança ia atrapalhar muito quem usa esse espaço para fazer esportes e ter lazer", conclui Bárbara.
Pesquisa
Apesar de a maioria (43%) dos 352 entrevistados declararem estar de acordo com o fechamento definitivo do Eixão, Arruda preferiu manter a via dedicada ao Lazer nos domingos e feriados, entre 6h e 18h. Segundo a pesquisa feita pelo Instituto Soma Opinião e Mercado, 12% aprovavam a alteração desde que temporária, 32% eram contra a restrição de horário, 9% se declararam indiferentes e 5% não souberam responder.
A idéia de o Eixão do Lazer permanecer aberto aos pedestres apenas pelas manhãs partiu do secretário de Transportes, Alberto Fraga. A alegação era de que as obras de duplicação da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) congestionam o trânsito, mesmo aos domingos, e que o número de freqüentadores do Eixão do Lazer era pequeno.
Programação de domingo
Corredores de rua do DF também estarão no Eixão do Lazer neste domingo (25/05). A partir das 8h, acontecerá o Longão do Eixão Sul, espécie de treino coletivo em que os atletas percorrerão 21km ; o equivalente a uma meia-maratona. Cerca de 100 pessoas devem participar do evento.