Quatro integrantes de uma quadrilha que furtava residências no Lago Sul, Taguatinga, Sobradinho e Parkway foram presos, na noite desta segunda-feira (19/05), por policiais da Delegacia de Repressão a Furtos (DRF) do Distrito Federal. Segundo o delegado-chefe Eric Seba, já foi comprovada a atuação do grupo em 22 ocorrências do meio do ano passado para cá, mas número pode chegar a 100.
Os crimes eram praticados sempre de dia e, na maioria das vezes, durante semana, quando os moradores saíam para trabalhar. De posse de veículos roubados e clonados, passavam diversas vezes em um mesmo endereço para certificar que casa estava vazia. Eles arrombavam portões e portas das residencias, enquanto um dos comparsas ficava do lado de fora, no veículo, com um rádio de comunicação para informar ao restante do grupo a aproximação da viatura policial ou retorno da vítima, e assim dar tempo de todos fugirem.
A quadrilha era investigada há cerca de um ano e meio, o que possibilitou a prisão em flagrante de Tiago Santos Duarte, 18 anos, Davi Pereira da Silva, 36 anos, Marcelo Rodrigues da Silva, 39 anos, e Carlos henrique Ferreira de Almeida, 25 anos. a polícia monitorou a atuação dos acusados, durante um furto no setor Recanto das Emas. Eles foram interceptados e presos em Ceilândia, ocupando um veículo de chassi adulterado.
O delegado explica que eles clonavam placas e chassis, tornando-os indênticos a outros emplacados em Brasília e Goiás, para dificultar o ação da polícia. "É como se fose uma quadrilha com várias células. Uma que comete o furto, outra para a clonagem de veículos e outra para a receptação", diz Eric Seba.
Eles foram autuados por furto e receptação qualificados, formação de quadrilha e adulteração de sinal identificador de veículo. A pena pode variar de 10 a 25 anos.