Durante esta terça-feira (13/05), 19 nascentes localizadas na região próxima a São Sebastião passam por uma vistoria que visa a mapear quais estão degradadas e por quê. A ação, organizada pela Administração Regional de São Sebastião, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e a Agência Reguladora de Água (Adasa), começou nesta manhã e continua pela tarde.
Segundo o assessor de meio ambiente do gabinete da Administração de São Sebastião, José Carlos Maciel Santos, o objetivo da operação é, entre outras coisas, identificar o melhor caminho das nascentes para que a água chegue aos ribeirões sem obstáculos. ;Vamos verificar quais precisam ser revitalizadas, assim, nas que têm boas condições naturais, não vamos mexer, mas pretendemos emitir um parecer sobre as que tiverem com problemas e discutir o melhor procedimento para a recuperação;, explica Santos.
Dentre as formas de recuperar as regiões degradadas, José Carlos Maciel Santos lista a limpeza, a introdução de plantas nativas em um raio de 50 metros e a colocação de cercas ao redor das nascentes, além da orientação educacional à população ribeirinha.
Na manhã desta segunda-feira, o grupo de 20 pessoas vistoriou as nascentes de Morro Azul, Santo Antônio e Ribeirão Cachoeirinha. Até o fim da tarde, a análise será na Área de Relevância e Interesse Ecológico, na região próxima ao Ribeirão Mata Grande e nas nascentes que escoam pelas margens da rodovia DF-463.