A quantidade necessária de leite materno para atender aos bebês recém-nascidos do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) não tem sido suficiente. Por isso, o Hran precisa urgente de doações do líquido e também de vasilhames para armazená-lo.
O leite doado é consumido por bebês internados, principalmente os prematuros, que necessitam de imunidade e ganho de peso. Nos últimos três meses, o hospital coletou uma média de 95 litros e forneceu 103 litros às crianças internadas. As vasilhas para guardar o leite pedidas pelo Hran devem ser de vidro com tampa de plástico ; de 300 ml ou de 500 ml ; semelhantes às de maionese.
De acordo com a Secretaria de Saúde, antes de retirar o leite, as mães doadoras devem tomar certos cuidados, como prender os cabelos, lavar bem as mãos, passar água nos seios e secá-los com um pano limpo. O leite coletado deve ser acondicionado em frascos (fervidos por 20 minutos) de boca larga e tampa de plástico, deixar escorrer e secar naturalmente. É importante afixar uma fita adesiva com a data do início da coleta e colocar no freezer ou congelador.
Todas as mães que estiverem amamentando, tenham leite sobrando e se sintam saudáveis são doadoras em potencial. Para ajudar, não é preciso ter muito trabalho. Basta ligar para 3325-4207 ou 3325-4355 que a equipe do Hran irá informar os procedimentos de coleta do leite e enviar um veículo para buscar a doação