Foi inaugurado, na manhã desta terça-feira (30/04) o Hospital Regional de Santa Maria. Com a construção o GDF espera desafogar o Hospital do Gama, procurado com freqüência pelos moradores vizinhos. Com uma população 120 mil habitantes, a cidade contava apenas com quatro centro de saúdes.
A unidade contará com profissionais nas áreas de pediatria, ginecologia, obstetrícia, oftalmologia, nutrição, além de um centro cirúrgico e obstétrico. Serão 384 leitos, dos quais 58 se destinam à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
"Com esse hospital, encerramos as inaugurações do mês de aniversário de Brasília", disse o secretário de Saúde José Geraldo Maciel. A obra ocupa uma área de 42 mil m² e custou 110 milhões, sendo 8 milhões provenientes de verba federal, do Ministério da Saúde.
Mas a unidade só deve começar a funcionar em quatro meses. Hoje, o governador José Arruda vai assinar um edital público para que uma organização social possa administrar o hospital, processo previsto para ser concretizado em 120 dias. "Quero que os médicos trabalhem em tempo integral e com dedicação exclusiva. Para quem esperou 18 anos, pode esperar mais três meses", justicou o governador.