Um pedreiro feriu-se gravemente na perna com uma maquita ; equipamento elétrico utilizado para cortar cerâmica e madeira ; durante a construção de uma casa, no Riacho Fundo. Por volta de 14h desta terça-feira (29/04), quando José Oliveira dos Santos, 53 anos, trabalhava com a máquina, ela escapou de suas mãos e atingiu sua perna esquerda.
De acordo com agentes da 21ª Delegacia de Polícia, que cuida do caso, no momento do acidente, José Oliveira cortava uma tábua de 30 cm para fazer a base de concreto de uma casa que ele e dois filhos maiores construíam, na chácara 56-A da Área de Desenvolvimento Econômico do Riacho Fundo.
A maquita utilizada é portátil, elétrica e tem uma lâmina em formato de disco com 20 cm de diâmetro. Com um descuido, a máquina acertou a perna esquerda do pedreiro na altura da virilha. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e transportado de helicóptero para o Hospital de Base.
Os agentes de polícia contam que a serra chegou ao osso do pedreiro, mas a perna não foi decepada. A assessoria de imprensa do Hospital de Base ainda não sabe informar o quadro real do paciente, que, desde as 15h desta tarde, está no centro cirúrgico do hospital. Mas o Corpo de Bombeiros adianta que não há risco de morte.
Segundo o agente de polícia Teixeira, da 21ª DP, o caso enquadra-se como acidente de trabalho, mas a responsabilidade é do próprio pedreiro, pois ele era autônomo.