Os idosos do Distrito Federal estão nas ruas desde cedo neste sábado (26/04) para garantir proteção contra a gripe. Começou às 8h a 10ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. Pela manhã, por volta das 9h, o secretário de Saúde, José Geraldo Maciel, abriu oficialmente a campanha no Centro de Saúde 03 de Taguatinga, na QNL 1.
No Hospital Regional da Asa Norte (Hran), até as 10h40, já haviam sido aplicadas 70 doses contra a gripe. A expectativa é de que 200 pessoas se vacinem até às 17h de hoje no local. A Secretaria de Saúde espera imunizar 107 mil pessoas no DF - aproximadamente 80% da população de idosos local - até o dia 9 de maio, quando se encerra a campanha pela vacinação do idoso. O estoque disponível é de 150 mil doses. Além de doses contra a gripe, estão disponíveis as vacinas contra o pneumococo, febre amarela, difteria e tétano.
Amanhã não haverá imunização mas, na segunda-feira, a campanha será retomada. Durante a semana, a vacinação ocorre das 8h às 12h e das 14h às 17h30. Além da imunização nos postos, equipes móveis estarão mobilizadas para atender idosos em asilos e acamados, além de moradores de áreas rurais. As equipes volantes poderão ser acionadas pelos telefones 160 ou 0800-6441401.
Vacina todo ano
A baiana Ana Joaquina Oliveira, 94 anos, que mora em Brasília há 20 anos, afirma que todos os anos se imuniza contra a gripe. Neste sábado, foi uma das primeiras a chegar ao Hran para garantir a dose. Além de se vacinar, Ana Joaquina conferiu as atividades especiais para idosos programadas pelo hospital. Havia apresentação da banda da Marinha, um stand das Faculdades Integradas do Planalto (Uniplac) com dicas de saúde e consultoras de beleza maquiando as mulheres, entre outras coisas.