Depois da prisão do vendedor Gilson Pereira Avelino, 46 anos, nesta quinta-feira (24/05) com 90 frascos de lança-perfurme, policiais da 8ª Delegacia (SIA/Estrutural) constataram
que ele era contactado por clientes e credores pela internet, por meio do site de relacionamentos Orkut. Além da página de Avelino, diversos outros perfis oferecem não somente a lança-perfume, mas diversos tipos de entorpecentes.
Em um dos perfis, um rapaz que diz chamar-se João Carlos, oferece ecstasy, LSD e Lança Perfume. Ele fornece um e-mail para contato através do programa de mensagens instantâneas MSN. Além do endereço eletrônico, o titular publica fotos supostamente dele e da namorada, que também atende pelo Messenger e se chamaria Juliana.
Os inscritos no Orkut, buscam pela droga abertamente. Em pelo menos duas outras páginas de recado, um usuário que se chama Arthur tenta comprar o lança-perfume. Na página dele, fotos sozinho, com o irmão e amigos. Já uma usuária chamada Kekinha, tenta adquirir o entorpecente em quantidade ("umas oito caixas", como ela mesma afirma) para revenda. E com urgência.
Outro suposto vendedor explica a composição e efeitos do lança. " (%u2026) é uma droga manufaturada com solventes químicos a base de cloreto de etila. A versão caseira chamada de "loló" é feita com uma combinação de éter, clorofórmio, álcool de cereais e essência perfumada (%u2026)". No texto, ele explica ainda que "o lança-perfume acelera a freqüência cardíaca, podendo chegar até 180 batimentos por minuto (%u2026) a droga destrói as células do cérebro e pode levar o usuário a ter desmaios ou em caso extremos até à morte através de parada cardíaca."
Para o diretor regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) Carlos Eduardo Sobral a internet potencializou muito os crimes comuns. "Um clique prejudica milhares de pessoas. Mas ela também potencializa para o bem." No caso da prisão no DF, deu mais provas para a polícia.
Além do tráfico de drogas, o Orkut esteve em evidência nas últimas semanas por conta da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pedofilia. De acordo com o Disque-denúncia, 90% das 56 mil notificações de pedofilia pela internet recebidas no último ano se referem ao Orkut, que conta com 27 milhões de usuários. O Google, proprietário do Orkut, entregou à CPI esta semana dados e informações de 3.261 perfis do site que tiveram a quebra de sigilo solicitada pelos senadores.
Farmácia digital
Em uma busca mais detalhada, a reportagem do Correiobraziliense.com.br encontrou uma verdadeira farmácia digital. Coincidência ou não, é justamente esse o nome do perfil, só que em inglês: Digital Pharma. Logo na página inicial, imagens de remédios que têm venda controlada, como Cytotec ; medicamento conhecido como abortivo ;, e esteróides, como o Winstrol e Stanozolol, além do emagrecedor Desobesi-m. O dono dessa página vai além e como contato deixa um telefone. O correiobraziliense.com.br chegou até esse perfil através de uma das comunidades de venda de lança-perfume. Ele estava interessado na compra.
Para o especialista em segurança na internet Orácio Kuradomi, a rede facilita o tráfico de drogas pois despersonaliza o traficante. "Qualquer um pode fazer um e-mail, um blog ou perfil no Orkut. Basta inventar um nome qualquer", explica. Para ele, o que veremos acontecer cada dia mais será a migração de ações criminosas para o ambiente virtual. "Qualquer 'João Ninguém' que mantinha uma farmácia no quintal de casa agora pode ter um site e vender para o mundo inteiro. Ele amplia 'seus negócios' e ainda fica anônimo", acrescenta.
Prisão
Os policiais chegaram ao traficante Gilson Pereira Avelino, 46 anos, através de denúncia de que uma pessoa estaria transportando drogas, próximo à Feira dos Importados. Eles encontraram quatro tubos da drogra com um rapaz, que teve o nome preservado. Ele teria comprado o lança-perfurme de Gilson. O cliente foi liberado após assinar termo de comparecimento a justiça. Gilson guardava a droga em um quiosque, no estacionamento próximo à Feira. Ele responderá por tráfico de drogas.