O professor Norberto Abreu acaba de ser anunciado como novo diretor da Editora Universidade de Brasília (UnB). O professor do Instituto de Psicologia assume a Editora na tarde desta terça-feira (22/04), em meio à crise envolvendo convênios com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A gestão anterior é investigada pelos Ministérios Públicos Federal (MPF) e do Distrito Federal (MPDF), por suposto desvio de recursos destinados à melhoria da saúde dos povos indígenas.
Conforme revelou o Correio Braziliense na edição de hoje, o ex-diretor-executivo da Editora UnB Alexandre Lima teve movimentação financeira incompatível com as declarações de renda apresentadas em 2004, 2005 e 2006. Ele aumentou o rendimento em sete vezes de um ano para outro. As informações constam de uma ação de improbidade administrativa tocada pelo MPF desde o fim do ano passado. Procuradores da República denunciaram Lima à Justiça pelo mesmo tipo de crime, em janeiro último, por causa da contratação de funcionários fantasmas.
No processo ainda em curso, procuradores federais enfatizam a desconfiança de que Alexandre Lima enriqueceu com verbas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio de convênio assinado com a Fundação Universidade de Brasília (FUB) em 2004. ;Aliado ao ato de improbidade já constatado (aplicação irregular de verbas públicas), leva-nos a concluir que há fortes indícios de que aquele (Lima) tenha se locupletado (feito fortuna) ilicitamente;, ressaltam em trecho da ação contra o ex-diretor-executivo da Editora UnB (veja fac-simile ao lado). Os procuradores não dão entrevista sobre o caso.
A FUB transferiu o contrato com a Funasa para a Fundação Universitária de Brasília (Fubra). Desde 2007, o projeto era executado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico na Área de Saúde (Funsaúde), sob coordenação de Alexandre Lima, então diretor-executivo da editora. Segundo investigação do MPDF, a taxa de administração do contrato assinado entre Fubra e Funsaúde aumentou de 5% para 7,5%. A diferença de 2,5%, de acordo com o MPDF, era depositada em conta administrada por Lima, que autorizava e pagava as despesas.
Nomes da nova direção da UnB
Reitor pro tempore
Roberto Aguiar
Professor aposentado da Faculdade de Direito da UnB, foi procurador-geral na gestão do reitor Antônio Ibañez. Ex-secretário de Segurança Pública no DF e no Rio de Janeiro. Coordenou o Plano Nacional de Segurança Pública do PT. Participou da criação da Universidade Estadual do Pará e da Universidade Metodista de Piracicaba.
Diretor da Editora UnB
Norberto Abreu
Professor do Departamento de Psicologia Clínica da UnB desde 1996. Na instituição, foi coordenador da pós-graduação do Instituto de Psicologia, em 2005, e editor da Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa, entre 1998 e 2002.
Decana de ensino de graduação
Márcia Abrahão Moura
Professora associada da UnB, onde ocupa o cargo de vice-diretora do Instituto de Geociências. Tem experiência na área de granitos e mineralizações associadas, atuando principalmente nos seguintes temas: metalogenia, hidrotermalismo, inclusões fluidas, isótopos estáveis, petrologia e mineralogia.
Decano de pesquisa e pós-graduação
Marco Amato
Professor associado da UnB. Foi chefe do Departamento de Física (1984-1985, 1991-1993), vice-diretor do Instituto de Ciências Exatas (1994-1998), coordenador de pós graduação (1985-1987, 1988-1989) e de Ciências Exatas e da Terra da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (1997-1998).
Decano de extensão
Alexandre Bernardino Costa
Professor da UnB desde 1993. Foi coordenador do curso de direito noturno, do Núcleo de Prática Jurídica e Escritório de Direitos Humanos e Cidadania, do curso de especialização em análise da constitucionalidade e de extensão da Faculdade de Direito.