A Polícia Militar divulgou, na manhã terça-feira (22), um balanço da festa realizada na Esplanada, pelas comemorações dos 48 anos de Brasília. Durante as 33 horas de evento, 2,4 mil policiais estiveram no local e 48 ocorrências foram registradas. "A maioria relacionada a extravio de documentos, mas também tivemos alguns casos de furto", detalha o comandante da PMDF, coronel Antônio Cerqueira.
Oito carros foram roubados e 10 tiveram alguns objetos levados.
Para Cerqueira, a maior vitória da operação foi a ausência de lesões corporais graves. "Tivemos cinco ocorrências do tipo, mas leves, o que é insignificante em um universo de mais de um milhão de pessoas", opina. As brigas controladas pelos PMs resultaram em 20 prisões. Três armas de fogo foram apreendidas.
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) trabalha neste momento para limpar a Esplanada. Até as 9h já haviam sido recolhidas 58 toneladas de lixo. "A espectativa é chegar a 70 toneladas", afirma Divino Dias Santana, superintendente de operações do SLU. Os dejetos estão sendo levados para a Usina de Reciclagem da Asa Sul.