A comemoração do aniversário de Brasília começou cedo, nesta segunda-feira, na Esplanada dos Ministérios. Às 7h40, o governador José Roberto Arruda chegou ao local e, pontualmente às 8h, deu largada a Maratona do Correio Braziliense. Questionado sobre qual o presente que ele daria a cidade, que completa 48 anos, Arruda foi bem direto: "Um futuro de crescimento organizado, que mantenha a qualidade de vida da cidade", prometeu.
O governador reconhece que para a capital brasileira ter um futuro promissor é preciso desenvolver um trabalho continuado, com medidas contra a grilagem de terras públicas. "Não quero para Brasília uma realidade retratada nos filmes Tropa de Elite e Meu nome não é Johnny", disse Arruda, em referência aos dois filmes que se passam no Rio de Janeiro e retratam realidades do mundo do crime.
Além de criticar um velho problema do Distrito Federal, que é a invasão de terras, o chefe do Executivo-local fez um desafio à população brasiliense. "Desafio às pessoas a apontarem alguma invasão iniciada em meu governo e me comprometo a finalizar meu governo extinguindo as invasões que aqui existem", garantiu.
A novidade anunciada por Arruda é que o Governo do Distrito Federal (GDF) irá comprar um helicóptero para a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap). A idéia é exercer uma fiscalização aérea eficiente das terras de Brasília.
Às 9h, o governador participou da solenidade de troca da bandeira, na Praça dos Três Poderes. Na seqüência, entregou de condecorações da Ordem do Mérito Brasília a pioneiros anônimos chegados à capital antes da inauguração, em 21 de abril de 1960. O governador ainda tem uma série de compromissos relativos ao aniversário de Brasília, como uma missa na Catedral.