Um verdadeiro acampamento de adolescentes tomou conta de um dos cinco palcos montados na Esplanada dos Ministérios para as comemorações do aniversário de Brasília. Centenas de fãs do grupo mexicano RBD (da novela Rebelde) viajaram longas horas de ônibus para garantir um lugar privilegiado no show programado para começar às 15h desta segunda-feira. O frio, a fome e a falta de conforto enfrentados pelos meninos e meninas não foram motivos para desânimo. Os jovens aguardam com empolgação a chegada da banda. O desembarque dos ídolos em Brasília estava marcado para as 20h deste domingo.
Os primeiros fãs que chegaram à Esplanada foram os goianos Ana Paula Queiroz, 16 anos, Luís Carlos Brandão 18 anos, e Rafael Fernandes Adorno, 15 anos. Os adolescentes estão em Brasília desde quinta-feira. ;Nosso ônibus quebrou na estrada. Só chegamos em Brasília às 21h30. Viemos a pé da Rodoferroviária;, conta a estudante Ana Paula.
Um fã-clube de 40 goianos, os ;Rebeldeiros;, se juntou aos conterrâneos na sexta-feira. Os adolescentes já ocupam a frente do palco onde acontecerá o show do RBD. ;Estamos queimados de sol e comendo bolachas há três dias. Quase ficamos sem tomar banho. Uma brasiliense, que foi um anjo, nos levou para tomar banho na casa dela;, conta Taciane Borges, que completou 18 anos sexta-feira. ;Foi o melhor presente que já ganhei até hoje;, comemora.
Alguns fãs encararam 18 horas de viagem para conferir de perto a apresentação dos mexicanos. Artur Vicenzotto, 17 anos, e outras 34 pessoas saíram de Cuiabá sexta-feira em um ônibus fretado, e só chegaram a Brasília no dia seguinte. Outros sete adolescentes também caíram na estrada. Eles deixaram a cidade de Mineiros, divisa de Goiás com Tocantins, para ver o show. ;Os 700 quilômetros valeram a pena. Quero muito ver todos eles de perto;, diz o estudante Edson Pereira Neves, 18 anos.
Mesmo com todo o conforto do avião, três adolescentes de Porto Alegre também se sacrificaram para assistir à performance. ;Chegamos hoje de manhã, mas depois do show teremos que passar dois dias no aeroporto. Não temos dinheiro para pagar hotel;, afirma o universitário Lenon Tarragô, 17 anos. O acampamento também é formado por brasilienses. ;Amamos Maite Perroni (uma das integrantes do grupo). Vim até aqui para tentar conseguir um autógrafo dela;, afirma Sarah Fialho, 13 anos, moradora da Asa Norte.
O pequeno Mateus Santos, oito anos, está ansioso para o show de amanhã. ;Gosto muito, muito deles. Queria muito poder abraçar cada um deles;, diz o menino. O pai, o garçom José Carlos Oliveira, 38 anos, não poderá acompanhar o filho. No horário do espetáculo, estará trabalhando. ;Meu irmão irá com ele. Viemos hoje verificar se havia alguma área reservada para crianças, mas infelizmente não a achamos;, conta. O garçom veio acompanhado da mulher e do filho caçula Gabriel, de dois meses.
Segundo a assessoria de marketing da Brasília Tour, os integrantes do RBD desembarcariam às 20h do domingo no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek. De lá, seguiriam para o Naoum Plaza Hotel. O show terá duração aproximada de 1h40.