Jornal Correio Braziliense

Cidades

Gama campeão da série B: Novos tempos para a Federação

[FOTO1]Esta matéria foi publicada originalmente na edição de 21 de setembro de 1998 do Correio. Sua republicação faz parte do projeto Brasília Sexagenária, que até 21 de abril de 2020 trará, diariamente, reportagens e fotos marcantes da história da capital. Acompanhe a série no site especial e no nosso Instagram.

O presidente da Federação Metropolitana de Futebol (FMF), Weber Magalhães, acompanha o Gama até em treinos. Não se trata de promessa ou algo parecido, mas do cumprimento de um trabalho integrado com a direção do clube para oferecer o apoio ao time em todo o momento.

Agora, com a classificação do Gama, muda a rotina da Federação, que deixa de ser unicamente de atividades domésticas para ganhar dimensões nacionais.

Trabalho exaustivo o desse carioca-flamenguista de 40 anos, que se orgulha de ser o presidente de federação de futebol mais novo do país. ;Das 12 viagens que o Gama realizou neste campeonato, eu estive presente em 11;, lembra Weber. ;Desde que começou esta correria eu não consigo dormir uma noite inteira. É ansiedade pura;, garante o dirigente, que divide o seu dia-noite entre trabalho de técnico-administrativo do Senado Federal e o da Federação.

Nada demais para Weber. Na juventude, ele conheceu muito sobre os bastidores do futebol. Primeiro, jogando como juvenil, depois, atuando como preparador físico. Mais tarde, formou-se em Educação Física e, em 1989, assumiu a representação da CBF em Brasília. Com toda esta experiência, ele pode afirmar que os jogadores precisam do apoio dos dirigentes em momentos de decisão. ;Temos que nos integrar ao ambiente deles e nada melhor do que acompanhá-los sempre;, explicou Weber.

Esta participação tem o seu reconhecimento. O meia-atacante Rodrigo diz que Weber é uma pessoa muito importante para o futebol brasiliense. ;Ele sempre nos comunicava sobre a atuação dos árbitros escalados para os nossos jogos. Não influenciou para que nos favorecesse, mas também não deixou que nos atrapalhasse.;

Com trânsito livre na CBF, Weber trouxe para Brasília vários jogos nacionais e cinco amistosos da Seleção, garantindo à FMF uma receita para ajudar os clubes locais.

Mas agora, o que era promocional, passa a ser oficial. ;Agora vamos preparar a Federação para se adaptar a esta nova realidade nacional;, disse Weber, entusiasmado com as possibilidades de promoção do turismo, tudo por conta do Gama na Série A.