O carnaval do grupo especial das Escolas de Samba do carnaval carioca foi aberto com o hino nacional tocado pela Banda Sinfônica da Guarda Municipal do Rio e uma homenagem aos Jogos Olímpicos que ocorrerão na cidade em agosto.
Os primeiros a atravessarem a avenida foram casais de mestre-sala e porta-bandeira de todas as escolas do grupo que desfilaram em uma alegoria com a tocha olímpica e as bandeiras do município e do estado do Rio, além da bandeira olímpica. O desfile foi ao som da música Cidade Maravilhosa.
[SAIBAMAIS]Na concentração, o ritmista Jorge Alves de Araújo, que toca cuíca na bateria da escola Estácio de Sá, acompanhava a música no ritmo. %u201CAcho legal. Gosto da música. Ajuda a esquentar para o desfile%u201D, diz.
A Estacio é a primeira escola deste domingo. Desfilando pela terceira vez na Estácio, a administradora Gislane Terêncio, estava animada com a fantasia da ala guardiã do bem e do mal. Ela achou criativa a ideia de os carnavalescos usarem palha de aço para compor o adereço de cabeça. %u201CGostei. É muito criativo. O melhor é que a fantasia não pesa. Vai dar para brincar na avenida%u201D, declara.
Na arquibancada popular no setor 1 da Marquês de Sapucaí, a torcida da escola empolgada vibrou com a saudação feita pelos integrantes da bateria, chamada Medalha de Ouro.