Jornal Correio Braziliense

Noticias

Acompanhe a cobertura do Suvaco da Asa

Bloco sairá no Eixo Monumental. Grupo dissidente protesta no Cruzeiro

Depois das crianças, agora é a vez de os adultos curtirem o Suvaco da Asa. O bloco, um dos mais tradicionais da cidade, sairá pela primeira vez no Eixo Monumental, na altura da Funarte. Ao mesmo tempo, no Cruzeiro, antigo endereço da folia, um protesto deve reclamar da mudança de local. Confira ao vivo:

19h39 - A Polícia Militar estima que há 45 mil pessoas acompanhando a festa do Suvaco da Asa.

19h13 - Batalhão de Trânsito afirma que o fluxo de veículos pelas seis faixas só volta a se normalizar após às 22h

18h56 -
O trânsito no Eixo Monumental está sendo desviado para o autódromo


18h48 - Polícia Militar diz que há entre 800 e mil pessoas no Suvaco da Asa neste momento

18h32 - Todas as faixas da S1 do Eixo Monumental estão tomadas por foliões do Suvaco da Asa.


18h16 - Marafreboi, Martinha do Coco e Emília Monteiro agitam os foliões no Suvaco da Asa.

17h50 - Não sabe o motivo de ter dois Suvacos em Brasília? O original, depois de reclamações dos moradores, teve que procurar outro lugar para sair. No entanto, um grupo decidiu manter a tradição e fez a festa no Cruzeiro.

17h42 - Não perca nenhum bloco de Brasília. Confira no mapa interativo os principais bloquinhos e baixe a programação.

17h25 - Grupo Bate-Bola, do Cruzeiro Novo, anima a festa na região


17h17 - A jornalista Carolina Magalhães, 25 anos, vai ao Suvaco há 3 anos. "Achei meio perigoso aqui, os carros passando rápido, preferia lá. Com chuva ou sem, tô aqui pra isso", disse.


17h09 - Chuva também dá trégua no Suvaco do Eixo Monumental e foliões voltam a se concentrar



17h06 - Foliões animam a festa no bloco dissidente do Cruzeiro após o término da chuva

17h01 - A ambulante Rosa Maria foi da Funarte para o Cruzeiro por causa da chuva. "Aqui vou vender mais", acredita. A espuma é o item que teve mais saída: "as pessoas gostam de jogar umas nas outras".


16h55 -
Orquestra Marafreboi desfila na Funarte mesmo.


16h53 -
Organização desiste de levar bloco para a Aruc. Protesto continua no Cruzeiro mesmo. Saída estava programada para as 15h. "A chuva apertou logo nesse horário. Por isso, atrasou. Agora ficaremos por aqui", afirmou Francisco Nenem.

16h46 -
PM: 300 pessoas no Cruzeiro. Organização: 700 foliões.

16h42
- O rei do camarote. O educador físico Cleriston Rios, de 33 anos, organizou uma espécie de camarote na Funarte. Ele armou uma tenda para 150 pessoas. "Sempre chove no bloco. Então trouxemos a tenda e as camisetas para o pessoal", disse.

16h32 -O grupo formado por João Pedro, Cássio e Caio Pocceschi e Alessandro Soares foi da Funarte para o Cruzeiro para fugir da chuva. "Estava um lamaçal danado. Aqui está melhor", disse Alessandro. "Lá estava cheio, mas muita gente foi embora por causa da chuva", comentou Caio.

16h29 - Chuva diminui e pessoal se anima mais.

16h26
- Bloco do Cruzeiro conta com 700 pessoas, segundo a organização.

16h22 - Animação não tem idade. Aos 87 anos, Albino Souza veio do Rio Grande do Sul para visitar a filha e aproveitou para passar no bloco, no Cruzeiro. "Mesmo com a chuva o pessoal não para".

[VIDEO3]

16h08 - Foliões da Funarte enfrentam lama até a canela.


16h04
- Isso é que é criatividade! Ambulantes vendem capas de chuva no Cruzeiro.

15h57 - Foliãs de carteirinha, Elma Mesquita, Isabella Maia e Giziane Silva não saem do Cruzeiro. "Não arredo o pé daqui com ou sem chuva. Tradição é tradição", afirma Isabella. As amigas acham que na Funarte o clima será "de micareta".



15h44 -
Chuva volta a apertar.
[VIDEO2]


15h38
-PM calcula 250 pessoas no Cruzeiro.



15h34 - Alessandra de Oliveira e Cristiana Vieira foram ao protesto e concordam com com a mudança do endereço. "Venho desde que fundou, há dez anos. Por isso fiquei feliz quando foram para a Funarte. Aqui ficou só a velha guarda", disse Cristiana. Alessandra completou: "só vamos embora no fim".


15h31 - Chuva dá trégua no Cruzeiro e foliões se animam novamente.

15h28 - Organização afirma que10 mil pessoas acompanham o bloco oficial, na Funarte.

15h24 - A chuva não impedirá o Suvaco da Asa de sair. "Programação está levemente atrasada, mas vamos sair com ou sem chuva", diz organizadora.

15h22 - Organização calcula que há 600 pessoas na manifestação.


15h16 - Nem a chuva desanima os manifestantes. "Daqui a pouco passa. A empolgação continua a mesma", afirma Solange Porcidônio, que chegou no Cruzeiro acompanhada de Daniel Sen. "Prefiro aqui no Cruzeiro. Tenho certeza que ainda vai lotar", torce, animada. "Essa chuva não é de nada", garante Daniel.

15h08 - Começa a chover no Eixo Monumental. Foliões correm para baixo da marquise da Funarte.

15h06 - Organizadora do Suvaco da Asa pede ajuda aos céus. "São Pedro, nos ajuda", brinca.

14h54
- Karla Sinara, Maria de Jesus e Edna Rodrigues participam da manifestação e ainda querem curtir o bloco oficial. "Vamos daqui para a Funarte. Preferia que o oficial fosse aqui, mas repeito a mudança porque realmente incomoda a população. Por outro lado, perde a tradição", afirma Karla.


14H42 - Organizador prevê que bloco sairá em quinze minutos. "A expectativa é que tenhamos de 1 mil a 1,5 mil pessoas", afirma Francisco Neném. Por enquanto, a concentração é animada por um trio elétrico.
[VIDEO1]