O domingo (17/1) foi de carnaval para os foliões do DF. Mesmo com o tempo chuvoso, dois blocos saíram na capital federal: o Abrindo a Roda, que contou com a primeira edição, e o Virgens da Asa Norte, que fez o sexto desfile.
A festa do Abrindo a Roda, no Sudoeste, começou cedo, por volta das 9h da manhã. O bloco presta homenagem aos artistas da cidade e, na estreia, o escolhido foi Zeluca, pseudônimo do ilustrador José Lucas Ferraz. Com a chuva fraca durante a manhã, parte dos foliões se dispersou, mas a maioria procurou abrigo embaixo da tenda onde a banda tocava marchinhas.
Um dos criadores do bloco, Paulo Sá, afirma que a ideia do desfile surgiu depois de constatar que os brasilienses passaram a ficar no Distrito Federal durante o feriado. ;Percebi um movimento diferente no carnaval de Brasília. A criação dos blocos de rua, independentemente de ajuda de governo, é muito interessante;, afirma.
O bloco terminou a tempo de os carnavalescos seguirem para o Virgens da Asa Norte, marcado para começar às 14h no Setor Bancário Norte. De acordo com os organizadores, cerca de 200 pessoas compareceram ao evento.