A Acadêmicos da Asa Norte foi eleita a melhor escola de samba do Grupo Especial, no carnaval brasiliense, com 269,2 pontos. As notas conferidas pelos jurados a quesitos como samba-enredo, fantasias, comissão de frente e outros começaram a ser apuradas às 11h, com uma hora de atraso, no Ceilambódromo. O resultado saiu às 12h57. No sábado, a população poderá conferir o desfile das campeãs no mesmo local. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 450 pessoas acompanharam as apurações.
Com o enredo ;Do saber ao ouro: 50 anos de história da UnB!”, a escola fez uma homenagem aos 50 anos da Universidade de Brasília. Alunos, professores e funcionários da instituição cantaram o enredo nas alas. Uma delas, com integrantes vestidos de roxo e preto, lembrava os anos da repressão. Nesta tarde, os componentes vão se reunir no barracão da escola, que fica na L4 Norte, do lado do Minas Clube.
Campeã por 31 vezes ; conquistando o título por oito consecutivas, de 1986 a 1993 ;, a Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc) desta vez ficou em segundo lugar, com 268,7 pontos. A escola celebrou os quadros do pintor paulista Cândido Portinari, em um desfile que chamou a atenção pela qualidade técnica. A maior diferença de pontos entre a Asa Norte e a Aruc foi no quesito harmonia. A primeira recebeu nota máxima, enquanto a Aruc recebeu 9,2.
Em terceiro lugar ficou a Águia Imperial de Ceilândia, que conseguiu levantar a arquibancada durante o desfile. À vontade em sua cidade de origem, a Águia deu uma prévia da bateria antes de entrar na passarela do samba, arrancando aplausos e gritos de empolgação dos presentes. O enredo abordou o modernismo brasileiro. Na avenida, 1,2 mil foliões e quatro carros alegóricos, representando desde o Teatro Municipal até Abaporu, quadro de Tarsila do Amaral que se transformou em ícone do movimento.
Grupo de Acesso
O Grêmio Recreativo e Escola de Samba Capela Imperial de Taguatinga, que no ano passado conquistou a vaga no Grupo Especial, volta para o Grupo de Acesso por ter recebido menor pontuação na apuração. A família capelense abre espaço para a Acadêmicos de Santa Maria, que conquistou o primeiro lugar entre as escolas do Grupo de Acesso, com 268 pontos. Receberam com festa o troféu, fazendo muito barulho com a bateria. A agremiação teve como tema enredo ;Coração, a vida que se faz viva;.
Em segundo lugar ficou com a Associação Recreativa, Desportiva e Cultural Unidos do Recanto das Emas (Aruremas), somando 267,3 pontos. A terceira colocada foi a Candangos do Núcleo Bandeirante, totalizando 266,7 pontos. A Capela Imperial de Taguatinga e a Bola Preta de Sobradinho perderam 2,5 e 2 pontos, respectivamente, por não cumprir o número mínimo de componentes.
Blocos de Enredo
A Associação Recreativa e Cultural Unidos do Varjão é a campeã entre os Blocos de Enredo, com 267,3 pontos no total. A agremiação sobe para o Grupo de Acesso no carnaval do ano que vem. A UDV trouxe para a avenida as manifestações da cultura popular misturadas a elementos do cerrado, inspirados no grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro e em seu Mito do Calango Voador.
Na hora do resultado, por volta das 11h, a maior parte dos torcedores eram do Varjão. Os componentes e torcedores comemoraram bastante sob o comando da bateria. Receberam nota máxima em enredo, conjunto e evolução, fantasia e comissão de frente.
A Unidos de Planaltina foi penalizada e perdeu oito pontos por ter atrasado 12 minutos e por não ter tirado os carros do recuo. A acadêmicos do Riacho Fundo II perdeu dois pontos por atraso também. A segunda colocada foi a Gigante da Colina, com 265,1 pontos. Em terceiro, a Acadêmicos do Riacho Fundo II totalizou 253,7 pontos. A Unidos de Planaltina fechou a lista com 251,6 pontos.
Folia da paz
Em um carnaval de paz, as agremiações capricharam na apresentação e entraram na avenida com vontade de disputar os títulos. Este ano, a folia no Ceilambódromo contou com a presença de aproximadamente 40 mil pessoas, que aproveitaram as apresentações de bandas e os desfiles das escolas de samba. A Polícia Militar não registrou nenhuma ocorrência entre sábado (18/2) e terça-feira (21/2). Ao todo, 1.650 policiais atuaram nos quatro dias de evento, com 60 carros.
O Corpo de Bombeiros atendeu a um total de 28 ocorrências. A corporação contou com 1.300 homens durante todo o feriado, utilizando 49 carros. A maioria dos casos foi por excesso de álcool.
Segundo o tenente-coronel da PMDF, Zilfrank Antero, porta-voz da Operação Carnaval, a ausência de ocorrências se deve ao esquema de segurança montado pela corporação. ;Este foi o carnaval mais tranquilo de todos os tempos no Ceilambódromo. Nossa política foi de intervir de imediato. Logo, em qualquer princípio de briga ou de confusão nós interferíamos;, explicou.
Participantes do carnaval 2012
Blocos de Enredo
; Acadêmicos do Riacho Fundo
; Escola de Samba Gigante da Colina
; Escola de Samba Unidos de Planaltina
; Unidos do Varjão
Grupo de Acesso
; Unidos da Vila Paranoá
; Projeto Colibri
; Escola de Samba Império do Cerrado
; Acadêmicos de Santa Maria
; União da Vila Planalto e Lago Sul
; Mocidade de Valparaíso de Goiás
; Dragões de Samambaia
; Candangos do Bandeirante
; Unidos do Recanto das Emas
Grupo Especial
; Escola de Samba Capela Imperial
; Mocidade do Gama
; Acadêmicos da Asa Norte
; Aruc (Cruzeiro)
; Águia Imperial de Ceilândia
; Bola Preta (Sobradinho)