Passarela do Samba recebe seis escolas do grupo especial nesta noite de segunda (20) e na madrugada de terça-feira (21). A primeira a entrar na avenida da Sapucaí foi a São Clemente, que lembrou grandes produções da Broadway como "O Mágico de Oz", "A Noviça Rebelde" e "My Fair Lady". A escola também retratou o teatro musical nacional com homenagem a Arthur Azevedo e Chiquinha Gonzaga.
Com o enredo "Uma Aventura Musical na Sapucaí" a São Clemente levou 3,3 mil componentes divididos em 34 alas e sete alegorias para a passarela.
Bibi Ferreira, atriz e diretora, que completa 90 anos em 2012 seria um dos destaques, desfilando em um calhambeque, mas, por razões médicas, ela foi desencorajada a participar do desfile.
A São Clemente entrou na avenida com alguns minutos de atraso, mas a culpa não foi da escola. Parte da passarela do sambódromo foi pintada durante o dia e não secou em tempo de começar o desfile.
Um dos carros da São Clemente teve um princípio de incêndio, mas foi rapidamente controlado.
A União da Ilha do Governador, uma das escolas atingidas pelo incêndio de 2011, foi a segunda a entrar na Sapucaí. A escola apresentou o samba-enredo %u201CDe Londres ao Rio: Era uma vez... uma Ilha...", baseado nas Olimpíadas de 2012 e com homenagens à cultura e história inglesa.
O enredo fez uma viagem no tempo passando pelos guerreiros celtas, pela monarquia, pelas colônias inglesas e pela literatura de Lewis Carrol, criador de "Alice no País das Maravilhas".
Ao todo, 3,5 mil integrantes desfilaram em 32 alas e sete carros alegóricos. Entre os destaques da escola, a atriz Deborah Secco e marido Roger, Letícia Spiller, Eriberto Leão e o conhecido Gari Sorriso.
O sexto carro fez homenagem aos ícones da música inglesa como Freddie Mercury, Amy Winehouse e Elton John.
Quinto colocado no ano passado, o Salgueiro foi o terceiro a desfilar. A escola apresentou o samba-enredo %u201CCordel Branco e Encarnado%u201D, abordando toda a poesia característica nordestina da literatura de Cordel.
Mangueira entra na avenida logo depois com o %u201CVou Festejar! Sou Cacique, sou Mangueira%u201D, uma homenagem ao bloco Cacique de Ramos, que fez esse ano seu 51º aniversário.
A noite será encerrada com a Unidos da Tijuca e a Grande Rio. Segundo colocada em 2011, a agremiação tijucana homenageará Luiz Gonzaga, conhecido como o Rei do Baião, com o tema %u201CO dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão%u201D. A Grande Rio, que emocionou a todos no ano passado por desfilar após o incêndio que atingiu a Cidade do Samba, falará sobre superação com o tema %u201CEu Acredito em Você. E Você?%u201D.