A folia no Ceilambódromo começou cedo neste domingo (19/2). Às 20h, a escola de samba Unidos da Vila Paranoá abriu os desfiles do Grupo de Acesso ao entrar na avenida com o tema ;Alô, Alô me mande uma mensagem;, que abordou a evolução dos meios da comunicação. O ônibus que levava parte dos membros da escola ao Ceilambódromo quebrou no caminho e parte da equipe não conseguiu desfilar.
A segunda escola a se apresentar foi o Projeto Colibri e Itapoã, que fez uma homenagem às mulheres. O samba enredo ressaltou a força feminina citando a presidente Dilma Rousseff, a nadadora Maria Lenk e outras personalidades. A escola também desfilou com integrantes a menos. Dos 800 membros escalados para o desfile, apenas 467 entraram na avenida. Eles também tiveram problemas com o transporte que levava os integrantes. ;Sempre acontece algum incidente mas foi muito bom, o pessoal teve muita garra;, disse o presidente do Projeto, Milton Lemos.
Uma passista que desfilava no carro Cabo das Guerreiras caiu e machucou o queixo, mas se levantou rapidamente e voltou para a passarela.
A terceira escola foi a Império do Guará, que trouxe o samba Educação: escolas de A a Z. Aproximadamente 380 componentes fizeram um dos desfiles mais aplaudidos da noite. A escola mostrou personagens do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, e o Menino Maluquinho, de Ziraldo.
;A nossa escola foi toda animada, do inicio ao final. Nós viemos para ser campeões;, vibrou o presidente José Maria de Castro.
Um dos destaques da Império do Guará foi o precoce mestre de bateria, Isaack Souza, de apenas 14 anos.
Acadêmicos de santa Maria cantou o samba enredo Coração, a vida que se faz viva.
Eles destacaram o amor, o coração e as emoções. A escola apresentou dois carros alegóricos com aproximadamente 12 metros de altura e 389 componentes. As cores predominantes do desfile foram o vermelho e o dourado.
Segundo estimativas da Polícia Militar, o público deste domingo, tanto nas arquibancadas quanto na área de alimentação, chega a seis mil pessoas. Todos passam por uma revista antes de entrar Ceilambódromo. A segurança da folia é feita por 600 policiais que, até o momento, não registraram nenhuma ocorrência.