Folião que se preze é aquele que curte o carnaval com energia, sem se deixar abater pelo cansaço. E para manter o astral lá no alto, pulando os quatro dias de festa, é preciso tomar algumas precauções básicas. O esforço contínuo e a ingestão de bebidas alcoólicas desidratam o organismo. Já os grandes intervalos de tempo sem comer baixam o índice glicêmico. A soma desses fatores causa fadiga e pode comprometer a comemoração. Por isso, especialistas animados sugerem receitas fáceis e rápidas pensadas para deixar o astral lá em cima.
Gil Magalhães, proprietário do Parrilla Madrid, sugere o nhoque a pomodoro para o almoço ou jantar. ;É fácil e rápido de fazer e ainda é gostoso;, considera. Por levar batata, queijo e molho de tomate, o prato é uma opção substanciosa, porém, não muito pesada. Contudo, para a nutricionista Bruna Murta, da loja de alimentos Mundo Verde, a receita deve ser acompanhada de salada para tornar-se mais funcional. ;A batata é o carboidrato, a salada a fibra e uma proteína completaria bem o cardápio;, indica.
Se a necessidade for por uma comida que sacie ainda mais, a opção de Aylton Tristão, proprietário do bar Godofredo, é pelo prato apelidado de Felisberta, com abóbora moranga recheada com carne de sol e requeijão. ;Quando estou de ressaca, procuro por alimentos mais pesados, que me saciam mais;, diz. De acordo com ele, a abóbora tem uma boa quantidade de carboidrato complexo, é de fácil digestão e ainda tem açúcar, que alivia o estado pós-bebedeira.
Confira a reportagem completa na edição deste sábado (18/02) do Correio Braziliense.