A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (29/7), uma operação contra o tráfico internacional de armas. As investigações apontam que pistolas, metralhadoras e fuzis eram trazidos do Paraguai e distribuídas pelo país.
São cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e um de prisão expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba. A PF aponta que o equipamento era trazido de forma ilegal por meio de atravessadores que atuam na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.
As ações são realizadas no Paraná, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. Além de armas reais, peças de armas de airsoft, fabricadas para utilização em jogos, eram adaptadas e transformadas em submetralhadoras reais.
A importação deste tipo de produto precisa de licença, e o que não era utilizado pelos criminosos era vendido em páginas da internet. De acordo com a PF, os alvos são investigados por tráfico internacional de armas de fogo e acessórios, associação criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso e lavagem de dinheiro.