Mesmo no Zoológico, onde havia marcações no chão indicando a necessidade de distanciamento na fila, a norma não era cumprida porque havia grupos grandes de familiares ou amigos - muitos com crianças ou carrinhos de bebê - que acabavam ficando próximos dos grupos seguintes.
Este é o segundo fim de semana de funcionamento das duas unidades desde que elas foram reabertas, no último dia 13 de julho. Os parques estavam fechados desde o final de março, quando o Estado de São Paulo entrou em quarentena. Outros parques estaduais e 70 unidades municipais foram reabertos na mesma semana, mas estão funcionando apenas em dias úteis.
Somente três parques na cidade estão recebendo público também aos sábados e domingos: além do Zoológico e do Jardim Botânico, o Zoo Safári também está aberto, mas a visitação só pode ser feita em carros particulares - o serviço de vans está suspenso. As três unidades estão funcionando de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.
A decisão da Prefeitura de não reabrir ainda os parques municipais aos finais de semana foi justamente temendo aglomerações, já que são esses dias que reúnem o maior número de usuários. No caso dos três parques estaduais reabertos aos sábados e domingos, a medida adotada pelo governo estadual para evitar aglomerações foi limitar a venda de ingressos das unidades a 50% da capacidade - no caso do Zoológico, isso representa 6,5 mil visitantes diários.
Por enquanto, apenas a área de visitação aberta desses parques pode ser utilizada. Os espaços fechados, como exposições educativas, continuarão sem receber visitantes. É obrigatório o uso de máscaras nas áreas comuns.