Brasil

Com recorde anual, 2,5 mil pinguins já foram resgatados no Brasil em 2020

Animais comuns nas Ilhas Malvinas, Argentina e Chile estão encalhando e se perdendo em praias brasileiras e mobilizam equipes de resgate

Correio Braziliense
postado em 22/07/2020 12:31
Pinguins em praiaUm número recorde de pinguins no litoral do Brasil foram resgatados neste ano. De janeiro a junho, foram encontrados 2.567 pinguins na costa brasileira, um aumento de quase 30 vezes em relação a 2019. Já é o maior nível de resgates em um mesmo ano registrado no país nos últimos cinco anos - mesmo ainda sendo julho. 

O balanço foi divulgado pelo Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) da Bacia de Santos, executado pela Petrobras em atendimento de condicionante de licenciamento ambiental. No ano passado, nas praias monitoradas, apenas 88 animais do gênero foram resgatados.

A Petrobras informou que os animais são da espécie pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus), comum nas Ilhas Malvinas, Argentina e Chile. Os pesquisadores não sabem o que motivou este aumento, mas, muitas vezes, para fugir das temperaturas frias, eles migram para o litoral brasileiro durante este período de inverno.

Esse número ainda irá crescer, já que julho, agosto e setembro são os meses com maior número de ocorrências. O litoral paulista lidera o ranking, com 1.161 resgatados, seguido de perto por Santa Catarina, com 1.153 pinguins atendidos.


Sobre o projeto


A Petrobras informou que a recuperação e reabilitação especializada de pinguins e outras espécies marinhas que aparecem no litoral compõem o maior projeto do gênero no mundo, no que diz respeito a monitoramento de praias, estando presente em 10 estados e cobrindo mais de três mil quilômetros do litoral brasileiro.
 
O projeto contribui para a geração de conhecimento científico sobre a biodiversidade marinha e colabora com os órgãos ambientais na conservação e na gestão ambiental. "Todos os animais encontrados são avaliados e, quando necessário, são encaminhados para o atendimento veterinário. Após a estabilização do quadro clínico, o animal é ambientado para retornar à natureza. Antes, eles recebem uma marcação, que permitirá o seu acompanhamento científico, caso reapareçam em outra região. Os pinguins, por exemplo, recebem chips", informou a Petrobras.


Encontrei um pinguim. E agora?


Em situações como essa é necessário chamar um órgão ambiental ou organizações como o Projeto de Monitoramento de Praias. Eles enviam veterinários especializados. É importante frisar que não é recomendado tocar nos animais ou levar para algum lugar. A alimentação também não é recomendada. Ao avistar baleias, lobos ou leões-marinhos, golfinhos, pinguins, aves e tartarugas marinhas nas praias, vivos ou mortos, a população deve acionar o PMP da sua região.  

PMP-BS Área SC/PR e Área SP – 0800 6423341 

PMP-BS Área RJ (Paraty a Saquarema) – 0800 9995151 

PMP-BC/ES (RJ) - 0800 0262828 

PMP-BC/ES (ES) - 0800 0395005 

PMP-SEAL (Piaçabuçu/AL até Conde/BA) - 08000-793434 ou (79) 9 9683-1971. 

PMP-RNCE%u202F(RN) - (84) 98843 4621  

PMP-RNCE (CE) - (85) 99800 0109 e 3113 2137 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags