O principal motivo para o aumento, apontado na pesquisa, é a insegurança provocada pelo excesso de informações desencontradas e descontroladas no âmbito da covid-19. Segundo o CFM, esse cenário tem deixado a população insegura, contribuiu para o aumento do percentual de confiabilidade dos médicos. Para 64% dos entrevistados, é alto o nível de confiança depositada no trabalho dos médicos durante a pandemia.
No contexto do levantamento, os entrevistados também foram questionados sobre a atuação dos médicos n enfrentamento à pandemia. O trabalho foi considerado ótimo ou bom para 77% das pessoas, 17% consideraram regular e 6%, ruim ou péssimo.
Saiba Mais
Depois dos médicos, os professores são a categoria com maior grau de credibilidade para a população brasileira, sendo escolhidos como profissionais mais confiáveis em 21% das entrevistas. Em seguida, aparecem os bombeiros (11%), policiais (5%), militares e juízes (cada categoria com 4%) e advogados, jornalistas e engenheiros (3%, cada). A pesquisa ouviu 1.511 pessoas, com 16 anos ou mais, em entrevistas estruturadas por telefone, de todas as regiões do país.