O que te faz mais otário?
Ter acredito no Ãtila Iamarino ou no MBL?%u2014 LUIZ CAMARGO vlog (@LuizCamargoVlog)
Atila usou o perfil do Twitter para se defender das acusações e explicar o estudo. Segundo ele, num cenário de “covid-19 sem freios”, uma pessoa com o coronavírus é capaz de infectar entre duas a três outras pessoas, em um intervalo médio de cinco dias. "Parece pouco, mas crescendo dessa forma, partindo de 10 casos, em menos de 2 meses são mais de 1 milhão de casos, em menos de três meses, são mais de 10 milhões", escreveu ele.
Isolamento "tosco" surtiu efeito
O potencial de estrago é o mesmo. E vem se relaxarmos as medidas e o número de infectados por pessoa com coronavÃrus aumentar. Mas conseguimos reduzir muito o crescimento até aqui muito mais do que o esperado em março, que eu comuniquei.
%u2014 Atila Iamarino (@oatila)
Os argumentos de Atila convenceram parte dos internautas, que manifestou apoio ao biólogo.
Ãtila sendo caçoado nos Trends topics demonstra o quão a sério os pesquisadores são levados no Brasil.
%u2014 @plagiei (@jonatashet)
Ai surge um tiozão do whats e acha que sabe mais do que todo mundo, comentando apenas parte do estudo. As fontes dele? As que são produzidas em sua própria cabeça oca.
O povo cancelando o Ãtila por fazer "projeções" etc etc. Na Ciência tudo muda o tempo todo.E só pra esclarecer o lance dos 1 milhão foi um estudo do Imperial College London,o Ãtila só citou ele%u270C%uD83C%uDFFC.O cara não tira as informações do C* não, tudo vem da comunidade CientÃfica mundial
%u2014 Gilbert Blythe (@QueroserGilbert)
Pessoal falando mal do Ãtila, as pessoas não tem ideia de metodologia de pesquisa. Na ciência as projeções e cenários mudam de acordo com as informações e dados levantados, não sabem nem o que é erro-padrão e desvio-padrão, e querem analisar gráficos como um ESPECIALISTA.
%u2014 Barbara Barbosa (@_barbara_sb)
O que mostram as projeções
Outra projeção do tipo, feita pelo Instituto de Métricas e Avaliação da Saúde (IHME) da Universidade de Washington, apontou, por exemplo, que, se não houvesse nenhuma mudança significativa no avanço da pandemia, o Brasil deveria superar os Estados Unidos no número de mortes de covid-19 em 29 de julho próximo.
Segundo o modelo matemático, usado pela Casa Branca na tomada de decisões, o Brasil terá um total de 137,5 mil mortos, enquanto os EUA, 137 mil nesse dia. Caso a estimativa se confirme, o Brasil terá tanto o recorde mundial de mortos por covid-19 quanto o maior número de mortes em um só dia: 4.071. Vários fatores, porém, podem interferir no desenrolar da pandemia e os números não se confirmarem.
Quem é Atila Iamarino
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.