Morreu ontem o deputado federal Assis Carvalho (PT-PI) após sofrer um infarto. Ele estava em casa, com a sua família, no município de Oeiras, a 290 quilômetros de Teresina. Carvalho chegou a ser levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas sofreu duas paradas cardíacas e não resistiu.
Segundo a assessoria do parlamentar, ele estava passando mal mais cedo, queixando-se de azia. Após o almoço, ele se deitou para descansar, mas logo pediu ajuda a um dos filhos dizendo que sentia dores no peito. O falecimento ocorreu por volta das 17 horas. Carvalho estava com a família no interior, resguardando-se devido à pandemia do novo coronavírus.
Em nota, o governo do Piauí manifestou pesar pela morte do deputado e declarou luto oficial de três dias. "Neste momento de dor, em nome dos piauienses, o governador Wellington Dias se solidariza com os familiares e amigos de Assis Carvalho", informou.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também comentou a morte do deputado. “Foi um companheiro da vida toda. Uma pessoa que dedicou todos os seus esforços para a transformação social, a melhoria das condições de vida do povo brasileiro, em especial a população do seu Piauí”, afirmou, em nota, ao manifestar solidariedade aos familiares e amigos do deputado.
Este era o terceiro mandato de Assis Carvalho como deputado federal, Ele presidia o diretório do PT do Piauí. Antes, foi deputado estadual, diretor do Departamento de Trânsito (Detran) do estado e secretário de Saúde.
Segundo a assessoria do PT, quem vai assumir a vaga na Câmara é Merlong Solano, também do partido e atual secretário de Administração e Previdência do Piauí.