Ao afirmar que a pandemia da covid-19 no Brasil atingiu uma das mais inclinadas curvas de aumento de casos do mundo, o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) e outras entidades da saúde coletiva da Frente pela Vida lançaram nesta sexta-feira (3/7) o P
A motivação para o lançamento do documento foi a “necessidade imediata de mudanças na resposta à pandemia do novo coronavírus diante da inoperância por parte do governo federal”.
“A presente proposta representa assim uma contribuição da sociedade viva na expectativa de suprir lamentável omissão do governo federal no cumprimento de seu papel perante a população”, diz o documento logo na apresentação.
Saiba Mais
O texto, assinado também por outras organizações que compõe a Frente pela Vida, como a Sociedade Brasileira de Virologia (SBV), Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), Conselho Nacional de Saúde (CNS), ressalta a adoção de medidas não farmacológicas.
“Uma revisão sistemática de 29 publicações, realizada pela Rede Cochrane, a pedido da OMS, mostrou que quarentenas e outras medidas de saúde pública diminuem o risco de contágio e reduzem de 31% a 63% a mortalidade por covid-19”, afirma a publicação. Leia aqui o documento na íntegra.