Brasil

RJ: Guarda Municipal pede fechamento de bares por aglomeração em reabertura

Diversos estabelecimentos da cidade descumpriram as ordens especificadas em decreto durante a reabertura

Após a noite de reabertura de bares e restaurantes, com aglomerações e clientes sem máscaras, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro determinou, nesta sexta-feira (3/7), o fechamento de alguns estabelecimentos da cidade.

Nas ruas do Leblon, bairro nobre da cidade, foram registradas as maiores aglomerações de clientes e descumprimento do horário de fechamento dos estabelecimentos.



“A Guarda Municipal percorreu diversos bairros da cidade durante a noite de quinta-feira, 02/07, e constatou aglomeração na Rua Dias Ferreira, no Leblon, na Zona Sul. Os agentes determinaram o fechamento de diversos bares. Devido ao horário de fechamento e à aglomeração e consumo na rua, todos os estabelecimentos foram orientados e fechar as portas”, declarou a Guarda Municipal em nota.

A Guarda informou ainda que vai intensificar a fiscalização neste fim de semana, assim como as equipes de Vigilância Sanitária. Ainda segundo a Guarda, foram registradas um total de de 843 infrações sanitárias em 25 dias (entre os dias 5 e 30 de junho).

Saiba Mais

Em nota, a Vigilância Sanitária do Rio também informou que já inspecionou mais de 5 mil estabelecimentos e participou “em muitas” das cerca de 40 mil fiscalizações feitas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública com a Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Fazenda e PMs, que resultaram em 2.374 multas em restabelecimento por descumprimento das regras.

O decreto publicado nesta quinta-feira (2/7) ampliou a flexibilização do isolamento social no Rio de Janeiro, permitindo a reabertura de bares, restaurantes e academias, que estavam fechados há três meses. Para a reabertura, os estabelecimentos devem seguir normas como restrição da lotação em 50% da capacidade máxima, distância mínima de dois metros entre os clientes e retirada das máscaras apenas no momento das refeições.