A testagem em massa é considerada uma das melhores estratégias no combate à covid-19, por possibilitar a identificação de pessoas que têm o vírus, mas não apresentam os sintomas da doença, permitindo seu isolamento e reduzindo chances de transmissão.
O volume de testes a ser realizado em Araxá equivale a 17,65% de todos os exames feitos pelo Estado de Minas Gerais ao longo de toda a pandemia no Estado, que processou até o momento 39.689 resultados, positivos ou não para a doença, de acordo com boletim da Secretaria de Estado de Saúde divulgado nesta terça-feira, 30.
O governo mineiro afirma ter estoque de testes, mas que prefere economizar os exames para período considerado mais duro da pandemia. No Estado, o pico da doença está previsto para 15 de julho.
A secretária de Saúde de Araxá, Diane Dutra, afirmou que a testagem em massa começará por casas de longa permanência para idosos, agentes de segurança e detentos, ampliando posteriormente para toda a sociedade. "Serão 100 testes por dia. O objetivo vai ser identificar áreas onde pode estar ocorrendo proliferação da doença", justificou. Araxá, conforme dados da prefeitura, tem 255 casos e seis mortes por covid-19.
Saiba Mais
O boletim atual da Secretaria de Estado da Saúde registra 45.001 casos de covid-19 em Minas Gerais, com 965 mortes. Na comparação com os dados de segunda-feira, 29, os dados agora divulgados mostram 25 mortes a mais e 1.137 novos casos da doença no Estado.