A população brasileira desconfia que há subnotificação dos casos de vítimas do novo corovírus. Levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisa e divulgado nesta segunda-feira revela que a maioria esmagadora dos entrevistados (66,1%) não confiam nos números divulgados pelos governos sobre a pandemia do coronavírus no país.
Apenas 27,8% disseram confiar na informação, enquanto 6% não souberam ou não opinaram sobre o assunto.
Foram entrevistados 2.166 pessoas, entre os dias 15 e 18 de junho, em 208 municípios, de 26 estados e no distrito federal, que responderam também seo número de infectados pelo coronavírus são maiores, menores ou iguais aos divulgados pelos governos.
Nesse quesito, a população está dividida. Para 35,6% dos entrevistados, o números de infectados pelo coronavírus são maiores do que os divulgados pelos governos. Enquanto outros 35,7% acreditam que a quantidade de contaminados é menor do que o informado pelos governos. Para 23%, os números de contagiados são exatamente o que os governos anunciam. Outros 5,7% não souberam ou não opinaram sobre o assunto.
Será que existe?
O Instituto Paraná Pesquisa também quis saber dos entrevistados se o coronavírus existe ou não existe. Maioria acachapante (93,7%) disseram que sim. Para 4%, o vírus não passa de ficção e outros 2,4% não opinaram ou não responder.