Em vez de 90 milhões em ação, 210 milhões de brasileiros matam saudade da maior Seleção de todos os tempos neste domingo, data mágica em que o país celebra o jubileu de ouro do tricampeonato mundial conquistado na Copa do México, em 1970. Os principais jornais do país, entre eles o Correio Braziliense, entraram no roteiro das comemorações organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para homenagear o feito de Zagallo, Pelé e companhia exatamente no dia da consagração verde-amarelo na goleada por 4 x 1 sobre a Itália, no Azteca.
O feito é lembrado, hoje, nos principais jornais e revistas do país, que trazem capa retrô com a reprodução do que foi publicado por esses veículos em 22 de junho de 1970, o dia seguinte ao triunfo no México. Os colecionadores ainda ganharam um presente: o pôster dos tricampeões. Na tevê, um comercial fará viagem no tempo para entrar no clima daquela equipe espetacular. Um banner comemorativo estará na primeira página (home) dos maiores sites de notícia do país.
Reportagem do Correio Braziliense conta como o título de 1970 começou 20 anos antes, na derrota do Brasil para o Uruguai na decisão do Mundial de 1950. O Maracanazo marcou a carreira de dois personagens do tri que testemunharam o fracasso de diferentes formas e, 20 anos depois, vingavam a Seleção nas semifinais com direito ao tri diante da Itália na decisão.
“Temos muito orgulho dessa Seleção pelo legado que deixou e pela admiração que conquistou no mundo todo. Foi um time fantástico e que merece todas as homenagens. Gostaríamos de reuni-los novamente, como já fizemos em fevereiro, mas com essa impossibilidade preparamos várias ações para confraternizarmos com eles à distância. O mais importante é que possamos relembrar ao torcedor brasileiro o quão fantástico é esta equipe”, afirma ao Correio Braziliese o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Rogério Caboclo.
O mandatário da entidade máxima do futebol nacional acrescenta. “Quando se fala em futebol brasileiro, os tricampeões de 1970 são uma referência e uma memória indissociáveis. O talento dessa equipe brilhante gerou algumas das imagens mais icônicas da nossa Seleção. São os eternos Embaixadores da Seleção”, afirma Caboclo.
Confira a seguir as principais ações da CBF antes, durante e depois das festividades dos 50 anos da conquista do tricampeonato mundial.
Vem aí a nova camisa
O próximo uniforme da Seleção Brasileira Masculina, que será revelado em breve, foi inspirado na equipe tricampeão em 1970. As cores e detalhes das camisas revivem as peças que vestiram os nossos craques no México. A linha completa já está aprovada. CBF e Nike estudam o momento mais adequado para o lançamento.
A Copa do Mundo é deles
Nada mais justo que cada campeão do mundo comemore em sua casa com uma Taça Jules Rimet. Por isso, a CBF enviou réplicas em miniatura para 18 atletas daquela conquista. No mesmo pacote, cada jogador da Seleção de 70 recebeu um passaporte de Embaixador da Seleção Brasileira, uma forma de convidar a cada um para se tornar representante oficial da CBF em ações de cunho social, educativo e institucional. Por meio deste projeto, os atletas que conquistaram o Tri, e que tiverem interesse e disponibilidade, terão um contrato remunerado com a CBF e participarão desses eventos em consonância com suas possibilidades.
Surpresas digitais
O canal da CBF no Youtube tem um vídeo inédito, produzido especialmente para a data, em que a bola conta, em primeira pessoa, como foi conviver com os craques da Seleção de 70. Os perfis oficias no Twitter e Facebook trazem curiosidades e informações completas das partidas e jogadores que fizeram parte da trajetória.
No Instagram e Whastapp, a aposta é na interatividade. O filtro para Stories transforma a tela do celular em uma figurinha da Copa de 70. É só fazer uma pose de campeão do mundo e postar. Quem quiser salvar e usar pode fazer isso agora mesmo. Tá no destaque do perfil @cbf_futebol. Além disso, na função GIF, é só digitar Seleção de 70 e as animações aparecem. Já no whats tá rolando uma coleção de stickers pra incrementar a troca de mensagens.
Casa customizada
A fachada da sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi personalizada com um banner gigante, que tem uma foto dos jogadores comemorando e os dizeres “50 anos do Tri! A Seleção que encantou o mundo. México 1970”. Conhecido como a Casa do Futebol Brasileiro, o prédio, onde também fica o Museu Seleção Brasileira, já se tornou um tradicional mural de exposição dos grandes títulos do nosso futebol.
Pelé Eterno no Museu
Como parte do ano comemorativo, a CBF inaugurou, em fevereiro, a estátua de cera de Pelé no Museu Seleção Brasileira. A homenagem marcou o início das celebrações dos 50 anos do Tri e do 80º aniversário do maior jogador de todos os tempos. A peça foi aprovada pelo Rei em visita à casa dele, na Baixada Santista, e lançada com a presença de nove campeões mundiais que conquistaram a Copa ao lado de Pelé.
Reencontro
As festividades pelos 50 anos iniciaram em fevereiro, quando a CBF reuniu os atletas de 70 em um evento na sede da entidade. Além de um encontro de confraternização e um almoço, a ocasião serviu para inaugurar a estátua de Pelé no Museu Seleção Brasileira. Outras atividades presenciais estavam previstas para a sequência, mas a pandemia da Covid-19 não permitiu que eles fossem realizados.