Um crescimento de 15 pontos percentuais em três dias: a situação dos leitos de UTI em Minas Gerais está cada vez mais crítica. De acordo com números da Secretaria de Saúde estadual, divulgados ontem, restam apenas 441 das 3.019 unidades de terapia intensiva em todo o território: uma taxa de ocupação de 88,4%. Para efeito de comparação, na última terça-feira, 72,7% dos leitos desse tipo estavam em uso.
O crescimento na ocupação dos leitos de UTI no estado foi puxado, sobretudo, pela macrorregião Central, onde está Belo Horizonte e sua Região Metropolitana. Na terça-feira, a taxa era de 38%. No boletim de ontem, o indicador saltou para 86%, uma diferença de 48 pontos percentuais. A regional é a que mais tem vagas de terapia intensiva em toda Minas Gerais: são 995, sendo 854 ocupadas e 141 livres.
A situação é de colapso em quatro macrorregiões: Vale do Aço, Triângulo do Norte, Nordeste e Leste não têm mais leitos para pacientes em estado grave disponíveis. E o quadro pode piorar nos próximos dias, uma vez que apenas três das 14 regionais não estão na faixa vermelha do indicador. A classificação é dada quando a ocupação ultrapassa a marca dos 70%. Salvam-se Triângulo do Sul, Leste do Sul e Norte.
“Isso é um sinal muito importante. Nos obriga a exigir da população que mantenha todos os cuidados por amor às próprias vidas. De agora para frente, vamos insistir muito na necessidade de distanciamento”, disse o secretário de Estado adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, em entrevista coletiva de ontem de manhã.
Quanto aos leitos de enfermaria, outro indicador importante durante a pandemia do novo coronavírus, Minas tem ocupação geral de 74,9%, também na zona vermelha. Das 12.496 unidades clínicas, apenas 3.712 estão vagas. Duas macrorregiões não oferecem mais o serviço: Triângulo do Norte e Central. Apesar de Belo Horizonte estar nessa última, a prefeitura garante que há vagas na capital mineira.
Até o último boletim, o estado tem 26.052 casos confirmados. Desses, 10.314 estão em acompanhamento, 15.138 recuperados e 600 óbitos.