O parto da primeira filha de Gabriel Batista e Ligiane Souza se tornou um exemplo de inclusão. A expectativa pela chegada da bebê Gabriela foi grande, mas o silêncio que trespassa a vida dos pais exigiu um planejamento diferente para o momento. O casal é deficiente auditivo e contou com a ajuda da intérprete de libras Lud Leides Silva para "ouvir" os primeiros minutos da filha não com os ouvidos, mas com o coração.
Foi por meio dos sinais que Ligiane e Gabriel puderam sentir a emoção de saber cada detalhe do que estava acontecendo durante o nascimento da filha. Nada escapou da tradução detalhista e afetuosa de Lud, que registrou até o choro da bebê.
"A hora do parto foi a coisa mais incrível. O momento mais emocionante foi quando a Gabi nasceu e eu falei para a Ligiane e o Gabriel que ela chorava. Foi um turbilhão de emoções", descreve Ludi, que trabalha há 16 anos como intérprete e é amiga do casal. "Senti que estava dando o direito a uma mulher de sentir o que não deve ser negado a nenhuma mãe. Ela não ouviu a filha com os ouvidos, mas com o coração", conta, emocionada.
O momento do parto ficou eternizado nas imagens que foram postadas nas redes sociais. "Não cansamos de ver os vídeos, eu, os pais, minhas amigas, ficamos vendo e revendo o momento. Foi muito emocionante", comenta.
O parto aconteceu no dia 3 de junho, em Goiânia, e o casal está focado em cuidar do mais novo membro da família. Gabriela nasceu saudável e daqui alguns anos poderá ser a intérprete dos pais, pois os exames apontaram que ela escuta perfeitamente.